Tempo
|
A+ / A-

​Portugal condena “terrível” ataque na Síria e pede investigação

05 abr, 2017 - 23:11

O Ministério dos Negócios Estrangeiros refere que o bombardeamento que provocou pelo menos 86 mortos “constitui mais um testemunho da extrema barbárie do conflito na Síria”. O ataque terá sido cometido com armas químicas.

A+ / A-

O Governo português “condena de forma veemente o terrível” ataque desta semana na província de Idlib, na Síria, em que terão sido utilizadas armas químicas.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros refere, em comunicado, que o bombardeamento que provocou pelo menos 86 mortos “constitui mais um testemunho da extrema barbárie do conflito na Síria”.

“A comprovar-se a utilização de agentes químicos, que causaram múltiplas vítimas civis, incluindo crianças, Portugal considera fundamental promover uma investigação profunda, para que os seus autores sejam identificados e devidamente responsabilizados”, defende o gabinete do ministro Augusto Santos Silva.

No dia em que decorre, em Bruxelas, a Conferência de Apoio ao Futuro da Síria e da Região, o Governo português reitera “a urgência de ser assegurado todo o auxílio humanitário ao povo sírio e de ser alcançada uma solução política inclusiva para o conflito”.

“Nesse contexto, o Governo português mantém e reforça os compromissos nacionais assumidos na Conferência de Londres, em 2016, com uma contribuição extraordinária a ser canalizada através do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. De igual modo, Portugal sublinha o importante contributo desenvolvido pela Plataforma Global de Apoio aos Estudantes Sírios na relevante formação de quadros para a reconstrução da Síria”, refere o comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

De acordo com o mais recente balanço do alegado ataque químico contra a povoação síria de Khan Cheikhoun, na província de Idlib, o número de mortos aumentou para 86, avança o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Os Estados Unidos e a Turquia já responsabilizaram o regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad, pelo ataque.

A Rússia, um dos principais aliados de Assad, alega que foi uma fuga de gás provocada por um ataque aéreo sírio a um depósito de armas químicas, numa zona controlado pelos rebeldes.

O Papa considera "inaceitável" o ataque ocorrido na Síria e voltou a apelar ao fim da guerra e à ajuda das populações.

"Assistimos horrorizados aos últimos acontecimentos na Síria, Exprimo a minha firme rejeição pela inaceitável tragédia ocorrida ontem na província de Idib, onde foram mortas dezenas de pessoas indefesas, incluindo crianças. Rezo pelas vítimas e seus familiares e faço um apelo à consciência de todos os que têm responsabilidade política, a nível local e internacional, para que acabe esta tragédia e se alivie esta cara população há demasiado tempo esgotada pela guerra", disse Francisco esta quarta-feira, na Praça de São Pedro, depois da audiência geral.

Papa condena "inaceitável tragédia" na Síria
Papa condena "inaceitável tragédia" na Síria
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mário Guimarães
    07 abr, 2017 Lisboa 13:22
    Mais um crime de guerra cometido pela América para invadir a Síria . O mesmo fizeram contra nós em África e no 25 de Abril nesse tempo em sociedade no saque com os soviéticos. Uma vergonha para tentar arranjar associados em que eles assaltam o petróleo e o que é valiosos e a Europa fica com os refugiados que eles criam. Salazar compreendia bem estes gatunos do Mundo.
  • Mara
    06 abr, 2017 Portugal 21:59
    Deus disse: " Eu sou o Deus de Abraão, Isac e Jacob, portanto o Deus de todos os Homens, também disse não "matarás..." nada justifica o ódio, a matança de inocentes, nada justifica a destruição daquilo que não construímos e somos incapazes do fazer...
  • Mário Guimarães
    06 abr, 2017 Lisboa 15:10
    É mais que óbvio que foram os amaricães ! Os Russos lixaram-lhes os rebeldes(terroristas amaricães). Ninguém pede um inquérito às mortes de inocentes e de crianças no Iraque por bombas americanas ? Que "Media" são estes ?
  • António Costa
    06 abr, 2017 Cacém 00:40
    A Síria esteve à beira de um ataque aéreo "arrasador" por parte dos EUA. Isto aconteceu, durante a administração Obama e o ataque teria levado ao imediato derrube do regime de Bashar Hafez al-Assad . Motivo: o uso de armas químicas. Desde essa altura, que o regime sírio sabe perfeitamente que "o uso de armas químicas" só vai servir de desculpa, para uma intervenção militar directa dos EUA. Apenas os opositores de Assad, e SÓ eles, tem a ganhar com o uso de armas químicas. Para o regime de Assad o uso de armas químicas é apenas uma forma de suicídio.

Destaques V+