Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hepatite A. Há sete mil vacinas gratuitas em Lisboa

31 mar, 2017 - 19:05

O director da Saúde garante que Portugal tem os meios necessários para combater a epidemia.

A+ / A-

A Direcção-Geral de Saúde requisitou cerca de sete mil vacinas contra a hepatite A ao circuito comercial. As vacinas serão administradas gratuitamente e sem pagamento de taxa moderadora na Unidade de Saúde da Baixa, em Lisboa.

Segundo o director Geral da Saúde, Francisco George, a medida excepcional visa combater o surto epidémico de hepatite A, que já atingiu mais de 123 pessoas no país.

Francisco George garantiu que Portugal tem vacinas suficientes, para impedir o alastramento da epidemia, no final do encontro com o Infarmed, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Instituto Nacional Ricardo Jorge, Grupo Activista pelo Tratamento (GAT) e a Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero (Ilga).

O director da Saúde disse ainda que se estima serem necessárias duas mil vacinas para contornar o problema e que, neste momento, as autoridades de saúde dispõem de sete mil doses.

Estas doses encontravam-se à venda em farmácias, mas foram requisitadas no âmbito desta medida excepcional.

“Não há razões para alarmismo, Portugal está equipado e preparado para combater a epidemia”, garantiu o director-geral de Saúde.

Para receberem esta vacina ou outro tratamento complementar, os utentes terão de levar a prescrição médica da vacina à unidade de saúde familiar da Baixa, em Lisboa. No caso de algum médico considerar um utente em risco, não é preciso agendar a toma da vacina. O doente tem só que aparecer no centro de saúde entre as 14h00 e as 19h00, em dias úteis.

Francisco George alertou também para os utentes não se automedicarem e recorrerem a este serviço apenas com indicação médica.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+