Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reunião vai definir “ataque” à hepatite A

30 mar, 2017 - 20:50

Surto da doença em Portugal já regista 123 casos.

A+ / A-

A autoridade de Saúde reúne-se sexta-feira com vários organismos e associações para definir o local e disponibilização de tratamento preventivo da hepatite A, cujo surto em Portugal regista até ao momento 123 casos, segundo o director-geral da Saúde.

Segundo Francisco George, a reunião irá contar com a participação da Direcção-Geral da Saúde (DGS), do organismo que regula o sector do medicamento (Infarmed), da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), da associação ILGA Portugal e do Grupo de Activistas em Tratamentos (GAT).

De acordo com o director-geral da Saúde, o tratamento preventivo incluirá a administração da vacina, em moldes a definir, mas também outras medidas.

O médico do GAT Diogo Medina disse à Lusa que este encontro é um "importante passo" para a resolução deste surto, tendo em conta que "o surto epidémico em Portugal é o mais grave, em números, da Europa ocidental, muito superior ao surto em Espanha, Holanda e em outros países".

De acordo com o médico, a distribuição do tratamento preventivo deverá ter duas frentes: os homens que têm sexo com outros homens e os familiares e contactantes dos infectados.

Segundo a DGS, desde 1 de Janeiro foram notificados 123 casos de hepatite A.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+