Tempo
|
A+ / A-

PSD diz ao Governo que resolva venda do Novo Banco com a maioria de esquerda

28 mar, 2017 - 16:02 • Paula Caeiro Varela

Governo chamou PSD para negociar solução para venda que pode implicar uma alteração legislativa.

A+ / A-

O Governo chamou o PSD para falar sobre a situação do Novo Banco e a delegação social-democrata que foi ao encontro, segundo o que a Renascença sabe, disse aos socialistas que têm uma maioria de esquerda no Parlamento, pelo que devem resolver os problemas com os partidos que suportam o executivo.

Segundo fonte da direcção do grupo parlamentar do PSD, a reunião foi pedida pelo Governo para fornecer informação sobre o processo de venda do Novo Banco.

O Governo não fez nenhum pedido de apoio para a solução, que o primeiro-ministro disse esta terça-feira que quer fechar até ao fim da semana, mas a mesma fonte do grupo parlamentar do PSD salientou à Renascença que deve ser a maioria de esquerda a aprovar a solução que venha a ser aprovada pelo executivo.

Na reunião com o Governo, estiveram vários elementos da direcção da bancada parlamentar e a ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque, mas não esteve o líder do PSD, Pedro Passos Coelho. Pelo executivo, estava o próprio ministro das Finanças, Mário Centeno, e Sérgio Monteiro, consultor no processo de venda do Novo Banco.

Segundo várias notícias que têm surgido, a hipótese em cima da mesa passa pela venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star, mas ficando o Estado com 25%, ainda que sem direito de voto ou de interferência na gestão do banco.

Essa solução, no entanto, desagrada aos partidos da esquerda. Tanto o Bloco como o PCP preferem a nacionalização do banco. E mesmo dentro do PS há quem tenha reservas, como Francisco Assis ainda esta terça-feira manifestou na Renascença.

A solução para o Novo Banco está ainda dependente da decisão da Direcção-Geral da Concorrência da União Europeia e pode ser necessária uma alteração legislativa, pelo que o Governo tem de acautelar a aprovação parlamentar.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ao fernando carvalho
    30 mar, 2017 lx 15:51
    os não estúpidos não esquecem a arrogância de afirmações debitadas por Passos Coelho e o seu príncipe parlamentar, Monte Negro, no Parlamento, durante toda a anterior legislatura, em que a oposição nem podia expressar qualquer proposta que contrariasse as boas intenções irrevogaveis, que era de imediato, apelidada de não defender os interesses do país! $ anos e meio de arrogância e do quero posso e mando. Tudo porque não havia alternativas! Parece que quem tem memoria curta é você! Ou quer fazer dos outros estúpidos?
  • Fernando Carvalho
    30 mar, 2017 Av. Fernão Magalhães, 465-3º Coimbra 00:17
    Depois de lidas as criticas feitas ao PSD/CDS e a Passos Coelho, pelo não apoio a qualquer tipo de apoio à geringonça, as pessoas que assim escrevem ou são muito estúpidos ou têm a memória curta! Já esqueceram as respostas dadas pelo António Costa quando se convenceu de que com o apoio da extrema esquerda tinha o País e as soluções na mão e afirmou, consecutivamente NADA PRETENDER COM A DIREITA! É preciso não ter o mínimo de vergonha para, agora que afinal o PCP e o BE não lhes fazem as vontades, e exigem contrapartidas complexas e impossíveis, já o entendimento com o PSD lhe serve com salvação! Felizmente que Passos Coelho e o PSD tem gente de boa memória e de firmeza. Não se vendem ao inimigo como faz toda a esquerda revolucionária, quando lhes convém. Agora que os problemas começam a aquecer já têm a cobardia de pretenderem o entendimento com a direita que têm constantemente criticado, apontando-se só os defeitos, esquecendo a herança deixada em 2011. Atiraram para o antigo governo todas as culpas, mas a vingança serve-se fria! É a única coisa que um individuo que perdeu as eleições e quis ser primeiro ministro á força merece ! Nunca atendeu aos pedidos do Chefe de Estado nem do então 1.º Ministro para qualquer decisão que exigisse a maioria de 2/3 da AR, afirmando sempre NADA QUERER COM A DIREITA, e agora estava à espera de quê? AGUENTEM-SE e não sejam mentirosos nem arrogantes. Nada melhor que o tempo para curar as ambições desmedidas dos governantes do PS.
  • PSDs
    29 mar, 2017 lx 19:38
    Politica do quanto pior melhor e da terra queimada! O país e os portugueses só podem conter com eles para cortes cegos, ataque a reformas e pensões, empobrecimento do País, entrega ao exterior das instituições e empresas mais produtivas e subserviência total aos ditames de Schauble e dos seus muchachos! Quem pode ainda levar a serio estes PSDs?
  • Passos Coelho
    29 mar, 2017 lis 19:11
    E asua entourage não passam dos Migueis Vasconcelis contemporâneos. De bandeirinha na lapela passeia-se como bom patrioteiro tentando enganar os incautos como fez durante 4 anos e meio de empobrecimento do País e de varreduras para debaixo do tapete do que foram incapazes de resolver para nos impingirem a dita saida limpa! Que grande sujidade!
  • Luis
    28 mar, 2017 Évora 23:55
    Um governo chama um partido da oposição para para fornecer informação sobre o processo de venda de um Banco. Esse partido da oposição diz ao Governo que têm uma maioria de esquerda no Parlamento, pelo que devem resolver os problemas com os partidos que suportam o executivo. Mas isto é mesmo verdade?
  • Joaquina. Dias
    28 mar, 2017 Torres Vedras 22:59
    Apareceu agora o negocio do novo banca, para não se falar na merda que fizeram com a CGD. é tudo estudado ao milímetro e a longo prazo.
  • vc
    28 mar, 2017 vc 19:07
    Quem resolve são eles, a U.E. que adoras e a quem deste mais do que te pediram. Era só CORTES em pensões e Salários, para que foi isso menino bonito? .
  • Fernando
    28 mar, 2017 Palmela 18:46
    Claro que a sua ajuda não seria nenhuma, como aliás, aconteceu durante o seu mandato. Mas, ao menos, para honrar a bandeirinha da lapela deviam, neste caso particular, tentar dar uma ajuda. Assim nunca podemos contar com a sua participação em nada. O facto de serem oposição deveriam ter atitudes construtivas.
  • Antonio Leonel Costa
    28 mar, 2017 Belas 18:46
    Cada vez o PSD se mostra completamente irrelevante para os problemas do País e apenas se assume como lacaio do capital monopolista estrangeiro e dos criminosos dessa mafia asquerosa. Realmente o PSD necessita de substituir toda a classe politica mafiosa e criminosa que tomou o poder naquele partido para haver pessoas com interesse de se assumir por Portugal e pelos interesses Portugueses. Estes não servem. Fora com esta escória manhosa!!!
  • MASQUEGRACINHA
    28 mar, 2017 TERRADOMEIO 18:33
    Faço minhas as palavras do ANDRÉ. Foi, e é, isso mesmo.

Destaques V+