Tempo
|
A+ / A-

Referendos, directas e primárias “corroem” a democracia na Europa

28 mar, 2017 - 00:01 • Eunice Lourenço

Paulo Portas, em conferência da Católica, deixou avisos sobre os efeitos combinados da política económica de Trump e Brexit podem ter na Europa continental.

A+ / A-

Foi a última “provocação” como o próprio Paulo Portas lhe chamou. No final de um almoço-conferência organizado pelo Instituto de Estudos Políticos (IEP) da Universidade Católica Portuguesa, o antigo vice-primeiro-ministro, que também passou pelas pastas da Defesa e dos Negócios Estrangeiros, criticou a onda de referendos que tem assolado a Europa e até ironizou que prefere o “método cardinalício”.

“Uma das coisas que está a corroer a democracia na Europa é uma espécie de cedência sistemática aos argumentos quantitativos com os quais queremos resolver problemas qualitativos”, disse Portas, continuando: “Quanto mais vejo referendos e suas consequências, primárias e suas consequências, directas e suas consequências mais admiro o método cardinalício que é a democracia representativa em grande qualidade. Um colégio de 120 pessoas, nenhum deles eleito, todos nomeados, que foram capazes, com a assistência do Espírito Santo, eleger o papa Wojtyla na hora em que o Papa Wojtyla era necessário para mudar o mundo e elegeram o Papa Francisco na hora em que o Papa Francisco foi capaz de responder ao novo mundo para a Igreja.”

“Vejam lá se não são melhores consequências”, concluiu o antigo ministro e líder do CDS que agora passa a vida entre conferências na América Latina, aulas no Médio Oriente e relatórios para as empresas e os governos que lhe encomendam a sua opinião sobre o estado do mundo.

Na plateia, estavam vários antigos colegas de governo, dezena e meia de embaixadores, a actual presidente do CDS, o mais histórico dos ex-líderes, Adriano Moreira e, sobretudo, Durão Barroso, o antigo primeiro-ministro e ex-presidente da Comissão Europeia, agora presidente da Goldman & Sachs, mas que estava ali como anfitrião. Foi dele o convite para Paulo Portas ir falar sobre “Globalização e desglobalização. A posição da Europa face à nova liderança norte-americana”.

Portas começou por dizer que está algures entre o fanatismo anti-Trump da CNN e o fanatismo pró-Trump da Fox News e traçou um retrato da presidência de Donald Trump, com a esperança de que ainda exista uma “América moderada”.

O antigo vice-primeiro-ministro começou por lembrar que o Presidente americano que deportou mais mexicanos foi Obama e que foi Reagan quem legalizou mais latinos. E, continuou, foi Obama quem retirou os EUA dos principais teatros do mundo, como a Síria, a Líbia, o Egipto e o Iraque. Ou seja, Obama também revelou esses traços da política americana que têm marcado outros Presidentes: isolacionismo, proteccionismo e nativismo.

“Trump acentua, mas continua de forma estridente, uma política isolacionista”, prosseguiu Portas para quem a novidade em Trump é que “pela primeira vez, na era da globalização, um Presidente parece ter estas três prioridades e nenhuma outra”. Acresce que “Trump acha que pode ser Presidente como era CEO das suas empresas” e vai levar “a tensão política até ao limite”, o que “vai ser o cabo dos trabalhos para os diplomatas”.

Trump, diz Portas, acredita “de forma simples” que “a eficácia mede-se pelos acordos e os acordos fazem-se em posições de força”. Mas, continuou o ex-governante, o Presidente americano vai mudar frequentemente de opinião e Portas até acredita que não será penalizado por isso porque “de um bilionário não se espera coerência, espera-se eficácia”.

Portas realçou, contudo, que embora o mundo político esteja preocupado com Trump, as bolsas não estão. E a nova política americana, conjugada com a política económica britânica pós-Brexit pode ser dramático para a economia europeia. A Grã-Bretanha prepara-se para ser uma “super Irlanda”, com ‘dumping’ fiscal e, uma vez fora da UE, “vai querer fazer comércio com toda a gente”. Por isso, mas também sobretudo por questões de segurança, o ex-ministro aconselha “um acordo razoável” para o Brexit. E que evite mais divisões.

“A Europa só é o primeiro bloco económico do mundo quando estão todos juntos. A Europa, como um todo, fala de igual para igual ou até de maior com os EUA”, disse Portas, para quem os problemas da Europa são anteriores à globalização e passam pela pouca flexibilidade dos europeus que são “hostis à mudança”. E que confessou a sua “vergonha” por a Europa ter “colapsado” em termos de decisão política por causa de um milhão de refugiados.

“A globalização é o alvo dos populismos, mas o que destrói empregos não é a globalização, o que destrói empregos é digitalização, mas é mais fácil dizer que se vai repor fronteiras do que dizer que se vai acabar com o Google”, afirmou o ex-ministro que admite uma Europa a duas velocidades, mas que avisa que “no euro não pode haver duas velocidades”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Tuga
    28 mar, 2017 lisboa 09:07
    Este saiu dos submarinos e voltou a aparecer!!! Procura qualquer coisa,!!!!..... este vampiro não dá ponto sem nó!!!!!!!
  • Cidadão
    28 mar, 2017 Lisboa 08:51
    Sim, consultar o Povo para quê? Vendo bem, os ditos representantes eleitos vão para lá fazer o contrário do que prometeram, portanto, Eleições para quê? O melhor é agarrar nuns poucos de sábios iluminados e passar a governar de acordo com a sábia orientação deles. Estes tipos têm sempre cada uma, que parecem duas.
  • Fite
    28 mar, 2017 Lis 03:04
    A coisa está preta porque muitos destes cadaveres estão a resuscitar, é ve-los nas tvs e por todo o lado.
  • rosinda
    28 mar, 2017 palmela 00:50
    os miudos ja nao acreditam na historia da carochinha!

Destaques V+