Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pagar impostos por débito directo. Mais uma medida “Simplex"

27 mar, 2017 - 07:26

O pagamento por débito directo poderá ser usado para pagar o IMI ou o Imposto de Circulação e deverá entrar em vigor ainda este ano.

A+ / A-

O Estado abre a porta ao pagamento de impostos por débito directo. A ideia é evitar que os contribuintes deixem passar o prazo de pagamento para alguns impostos, como o antigo “selo do carro”.

A notícia é avançada esta segunda-feira pelo “Diário de Notícias” e o “Jornal de Notícias”, nos quais o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, revela que a medida deveria ter entrado em vigor no quarto trimestre do ano passado, mas não avançou por questões tecnológicas.

Agora, é necessário lançar um concurso público para escolher o banco que fará a recolha do dinheiro para depois entregar ao Estado.

O Governo acredita que o imposto único de circulação (IUC – antigo selo do carro) possa ser aquele por que mais contribuintes vão optar por pagar por débito directo, dado ser um dos mais esquecidos. Tem de ser pago no mês da matrícula do carro e as multas podem ficar mais caras do que o imposto.

Na opinião do presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Impostos, Paulo Ralha, a medida, prevista no Simplex+, pode assim facilitar a vida aos contribuintes e evitar coimas, custas e juros de mora.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Marco Lopes
    20 jun, 2018 Guimarães 20:40
    CUIDADO com os DÉBITOS DIRECTOS do IUC da categoria C! Não são suportados pelo fisco e estão a ser emitidas CUSTAS e possíveis COIMAS a quem aderiu e ficou descansado! https://contaspoupanca.pt/2018/03/05/ja-pode-pagar-os-impostos-por-debito-direto
  • antonio
    27 mar, 2017 Portugal 16:49
    Só têm ideias acerca de como robar dinheiro ás pessoas
  • GERINGONÇA VIVAÇA
    27 mar, 2017 Lx 12:27
    Nunca por débito directo os pagamenos ao estado...É por cheque traçado, no último dia do prazo para não o gastarem tão rapidamente....
  • EUGÉNIO BAPTISTA
    27 mar, 2017 COVILHÃ 12:01
    Notícia de interesse relativo ou quase nenhum, a não ser para que o Estado até antecipe o pagamento no mês que decorre para o fazer. Este Simplex revela-se "esperteza saloia"!
  • Fausto
    27 mar, 2017 Lisboa 09:41
    Há muito...que os governos ficaram parcos de ideias...impostos...ou como pagar impostos...não há mais nada para simplificar neste país...
  • Pedro Cabral
    27 mar, 2017 Portugal 09:20
    Por falar em débitos directos. Um dia destes dirigi-me-me a uma agência de um banco espanhol para abrir uma conta. Algo supostamente simples, não é verdade?! Errado! Primeiro, desempregado não pode abrir conta a não ser que tenha mais de 5000 euros para depositar porque exigem logo recibo de vencimento para abrir conta. Sendo empregado, exigem os 150 euros da praxe e cobram 3 euros mais 10 a 12 euros de seguro por utilização da conta e do seu respectivo cartão o que prefáz o custo de 13 a 15 euros mensais ou, mais ou menos, 156 euros anuais. No entanto se utilizar o cartão de credito, fizer pagamentos por DÉBITO directo, consumir a gasolina que eles pretendem...o custo da mensalidade é praticamente absorvido! É que sabe, nós pretendemos fidelizar o cliente!! Mas que raio, estamos num banco um num supermercado?!!!!! Pelo andamento da carruagem vamos voltar a colocar o dinheiro debaixo do colchão como os nossos avós!
  • Luis
    27 mar, 2017 LX 08:34
    É já a seguir que eu vou permitir que o Estado Português tenha acesso, via débito directo ao meu dinheiro!!!

Destaques V+