Tempo
|

Papa aprova canonização de Francisco e Jacinta

Papa aprova canonização de Francisco e Jacinta

Tempo
|
A+ / A-

23 mar, 2017 - 12:22 • Redacção com Ecclesia

O milagre aprovado pelo Papa foi a cura de uma criança brasileira em 2013 por intercessão dos dois pastorinhos.

A+ / A-
Papa aprova canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta
Papa aprova canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta

O Papa Francisco aprovou esta quinta-feira o milagre necessário para a canonização dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, videntes de Fátima, anunciou a sala de imprensa da Santa Sé.

A canonização de Francisco (1908-1919) e Jacinta Marto (1910-1920), beatificados a 13 de Maio de 2000 pelo Papa João Paulo II, em Fátima, dependia do reconhecimento de um milagre atribuído à sua intercessão, após esta data.

O milagre aprovado esta quinta-feira pelo Papa e que abre em definitivo o caminho à canonização de Francisco e Jacinta foi a cura de uma criança brasileira em 2013, disse, esta quinta-feira, a postuladora da causa, Ângela Coelho.

“Não posso dizer mais nada. O novo regulamento da Causa de Todos os Santos refere explicitamente que o autor da causa (bispo de Leiria-Fátima, António Marto] e a sua postuladora não podem dar pormenores sobre a cura. Envolve uma criança brasileira”, afirmou.

O Papa Francisco recebeu em audiência nesta quinta-feira, 23 de Março, o cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos.

Durante o encontro, o Papa aprovou os votos favoráveis da Sessão Ordinária dos Cardeais e Bispos Membros da Congregação sobre a canonização dos seguintes Beatos: "O milagre atribuído à intercessão do Beato Francisco Marto, nascido em 11 de Junho, de 1908 e falecido em 4 de Abril de 1919, e da Beata Jacinta Marto, nascida em 11 de Março, 1910 e falecida em 20 de Fevereiro de 1920, as crianças de Fátima", lê-se no site de notícias do Vaticano.

A canonização é a confirmação, por parte da Igreja, que um fiel católico é digno de culto público universal (no caso dos beatos, o culto é diocesano) e de ser dado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.

D. António Marto: "Fátima é uma bênção de Deus para a Humanidade"
D. António Marto: "Fátima é uma bênção de Deus para a Humanidade"

Francisco e Jacinta Marto, irmãos pastorinhos que, segundo o testemunho reconhecido pela Igreja Católica, presenciaram as aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e arredores, entre Maio e Outubro de 1917, são os mais jovens beatos não-mártires da história da Igreja Católica.

Os trâmites processuais para o reconhecimento de um milagre, por parte do Papa, acontecem segundo normas estabelecidas em 1983.

A Congregação para as Causas dos Santos (Santa Sé) promove uma consulta médica sobre a alegada cura, para saber se a mesma é inexplicável à luz da ciência actual, feita por peritos; o caso é depois submetido à avaliação de consultores teológicos e de uma sessão de cardeais e bispos.

A aprovação final depende do Papa, que detém a competência exclusiva de reconhecer uma cura como verdadeiro milagre.

A data em que será celebrada a canonização ainda não foi anunciada e depende da vontade de Francisco. Existe a possibilidade de ser durante a visita do Papa a Fátima, mas isso não é certo e é possível que o Papa opte por fazer uma única celebração em Roma para todas as canonizações que foram aprovadas esta quinta-feira.

A data final poderá ser anunciada a 20 de Abril, dia em que se reúne em Roma o consistório de cardeais.

[Notícia actualizada às 19h45]

Aura Miguel: “Fátima tem um grande impacto a nível mundial e a nível da história da Igreja”
Aura Miguel: “Fátima tem um grande impacto a nível mundial e a nível da história da Igreja”
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • CARLOS SANCHES
    24 mar, 2017 SÃO JOAO DA PESQUEIRA 09:21
    Era interessante sabermos pormenores da "cura" da tal criança brasileira. Se foi mesmo verdade, publiquem-nos, para desfazer dúvidas aos cépticos, como eu.
  • Fausto
    24 mar, 2017 Aveiro 07:15
    A balela feita máquina de dinheiro
  • 24 mar, 2017 01:23
    alimentando a mentira
  • Indignada
    23 mar, 2017 Fig. da Foz 18:52
    Estou muito feliz por mais uma confirmação da Santidade dos videntes de Fátima. Deus é grande! Intercessamos por eles a Deus, para livrar Portugal dos males que nos afligem há mais de 40 anos, que nos têm empobrecido, caso da corrupção e do ódio ensinado nas escolas/Faculdades. Que a Igreja não continue a pactuar e branquear corruptos, abortistas e eutanásicos.
  • Antonio quelhas
    23 mar, 2017 Albufeira 14:54
    Foi preciso 100 anos para chegarem a esta conclusão se Maria apareceu aos pastorinhos e porque quis anunciar a santidade dos mesmos a deus e ao mundo
  • Madala
    23 mar, 2017 Evora 14:07
    Será a 13 de Maio. Que os Pastorinhos abençoem o nosso País e o mundo para que haja paz.
  • Maria Teresa
    23 mar, 2017 Oeiras 13:58
    Enfim! Louvado seja Deus, obrigada Santo Padre! Francisco e Jacinta, rogai por nós.
  • Joana
    23 mar, 2017 Lisboa 13:57
    Caro Sr. Mário João Castro. Subscrevo e acompanho as suas palavras.
  • santos
    23 mar, 2017 gaia 13:46
    ESTAMOS NO SÉCULO XXI ?
  • Mário João Castro
    23 mar, 2017 S. Mamede de Infesta 13:23
    Sempre que a ciência não encontra explicação para algo que desafia a lógica humana, fica em silêncio. Por mim falo, que sou fervoroso crente na pureza inocente de 3 crianças a quem MARIA apareceu, a eleita de D E U S, coroada Rainha da Humanidade e que nos presenteou com as Aparições de Fátima e com as suas mensagens de AMOR e Esperança. Convém relembrar para os mais céticos que em 1916 já o Anjo de Portugal, mais concretamente o ARCANJO MIGUEL havia visitado as crianças preparando-as para as aparições de 1917. Mais ainda se vem a saber que houve grupos de espiritas que sabiam da exata data, com antecedência, pelo que os factos narrados pelas crianças são VERDADEIROS!!! Podem tentar as trevas deste mundo tudo fazer para anular a força de D E U S, mas os guerreiros da LUZ por Ele escolhido e colocados no mundo para denunciar as artimanhas do demónio travarão batalha pela VERDADE e HONESTIDADE que está tão carente toda a Humanidade e tudo farão para que a PAZ, a JUSTIÇA, a HONRA e a DIGNIDADE humana sejam repostas para a vinda do Seu Filho tão Amado, como Ele próprio disse. Estejam atentos, crentes e não crentes, usem o dom da Inteligência, sigam as palavras de Francisco, o Santo Padre que tão bem nos tem sabido guiar na direção do BEM e resistam a tudo que seja tentação do maligno que jurou vingança por ter sido expulso do Céu onde vivia como Anjo mais amado de D E U S e seu nome era lucifer, o anjo da luz, invejoso da criação Humana, tudo fará para prejudicar a Humanidade!

Destaques V+