Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Método promissor de combate ao cancro pode poupar horas de tratamento a doentes

22 mar, 2017 - 13:14

Pensado especialmente para casos de cancro do pulmão, a descoberta feita por cientistas da Universidade de Salamanca permite reduzir os efeitos tóxicos do tratamento, sem reacções adversas com o tecido do órgão.

A+ / A-

Um novo método de quimioterapia não tóxica para tratamento do cancro poderá evitar que os pacientes passem diariamente horas em salas de tratamento.

A descoberta é de cientistas da universidade espanhola de Salamanca e consiste num aerossol que se usa como um inalador normal, através do qual entram no corpo nanocápsulas inteligentes capazes de levar o medicamento directamente às células dos tumores.

Pensado especialmente para casos de cancro do pulmão, consegue reduzir os efeitos tóxicos do tratamento, sem reacções adversas com o tecido do órgão.

A equipa de investigadores do departamento de engenharia química Eva Martín del Valle afirmou esta quarta-feira, em comunicado, que se trata de “abolir a dependência do paciente que está durante duas horas a fazer quimioterapia dentro de uma sala”.

A equipa, que tem um financiamento de 120 mil euros para os próximos três anos garantido por uma fundação espanhola, conta que em dois anos, ou menos, possa começar a fazer testes em ratos de laboratório.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+