Tempo
|
A+ / A-

​Teresa Leal Coelho deve ser confirmada domingo como candidata do PSD a Lisboa

16 mar, 2017 - 13:46 • Paula Caeiro Varela , Susana Madureira Martins

Deputada e dirigente do PSD não confirma nem desmente. Coordenador autárquico diz que candidatura à capital está decidida, mas não confirma nome e admite que não seja consensual.

A+ / A-

Teresa Leal Coelho não confirma nem desmente que seja a escolha de PSD para a Câmara de Lisboa. O seu nome está em cima da mesa como candidata do PSD a Lisboa como uma eventual solução de recuso e há meses que se fala dentro do PSD na hipótese de a cabeça de lista à capital ser a vice-presidente do partido, muito próxima de Pedro Passos Coelho.

O coordenador autárquico, Carlos Carreiras, diz que a escolha está feita, mas não avança o nome que deve ser confirmado no domingo. O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, diz que o nome vai ser revelado nos "próximos dias".

A Renascença contactou a deputada e vereadora em Lisboa, que não quer fazer nenhum comentário. Não confirma nem desmente que tenha aceitado ser a número 1 por Lisboa, sendo certo que fontes da direcção dão como certa essa escolha.

A decisão pode ser conhecida já no domingo, uma vez que há reunião da Distrital de Lisboa para aprovar os candidatos a várias câmaras. Para além de Lisboa, Odivelas, Loures, Oeiras ainda não têm candidato confirmado.

Passos Coelho chamou a si o processo de decisão no final de Janeiro, depois da recusa definitiva de Pedro Santana Lopes. Ficou entre ele e a Distrital a escolha do candidato autárquico em Lisboa, depois de a concelhia ter manifestado preferência por José Eduardo Martins, que não aceitou.

A lista de nomes lançados desde então na comunicação social inclui Carlos Barbosa (presidente do Automóvel Clube de Portugal), Maria Luís Albuquerque, que foi testada em sondagens internas, José Eduardo Moniz, entre outros. Teresa Leal Coelho também estava nessa lista de hipóteses.

Questionado esta quinta-feira pelos jornalistas, o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, não revelou o nome do candidato a Lisboa, mas garante ser uma boa escolha para a capital

“Julgo que será uma boa escolha e que permitirá ao PSD ter uma afirmação em Lisboa de acordo com a nossa tradição de ter um projecto e poder mobilizar as pessoas para uma campanha e para um mandato que nós gostaríamos que pudesse ser muito diferente do que tem existido até aqui”, declarou Passos Coelho durante uma visita à Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

A concelhia de Lisboa do PSD manifestou “desagrado” pela forma como foi conduzido o processo para a escolha da candidata do partido à câmara da capital.

Carreiras diz que Passos estará na apresentação

O coordenador autárquico do partido, Carlos Carreiras, admite que o nome do PSD para a Câmara de Lisboa pode não ser consensual. O também presidente da Câmara de Cascais não adianta quem será, mas garante que o PSD já tem nome para concorrer a Lisboa, o convite já foi feito e aceite. Contudo, Carreiras recusa-se a confirmar ou desmentir se se trata de Teresa Leal Coelho ou outro nome qualquer.

“Hoje em dia na nossa sociedade é difícil ser consensual”, avisa, desde já, Carreiras, manifestando, contudo a convicção de que o PSD se irá unir em torno dessa candidatura.

“Todos temos consciência da importância, por um lado das autarquias e em especial da maior autarquia do país que é Lisboa”, afirmou Carreiras em resposta à Renascença, à margem de um evento no Estoril. Este dirigente também garante que o líder do partido estará na apresentação do candidato ou candidata à câmara da capital.

Quanto aos resultados, o coordenador autárquico do PSD recusa dizer se a candidatura do PSD terá como objectivo ficar à frente de Assunção Cristas, a líder do CDS que encabeça a lista do seu partido à capital.

“O nosso objectivo é conquistar o maior número de camaras”, reafirma Carreiras, reconhecendo que é uma meta difícil.

O processo de definição de candidatos entra, assim, na recta final. No domingo reúne-se, então, a distrital de Lisboa que deve confirmar o nome escolhido e para o dia 23 está marcado o conselho nacional do partido.

[notícia actualizada às 16h08]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • André
    16 mar, 2017 Lisboa 23:13
    Faltam aí muitos dos convidados: Jessica Athayde, Rui Costa, Rui Silva, Dionísio Castro, André Sousa e Pinto, David Carreira e 2 artistas angolanos que vivem em Portugal há muitas décadas. Como nenhum deles aceitou ser a figura de cartaz, lá tiveram de recorrer a um membro do partido que já está na Câmara e faz uma perninha no parlamento e no consultório jurídico onde trabalha a tempo inteiro. Agora a pergunta é se vão alugar os hóteis de 5* onde andaram nestas reuniões.... é que foram mais de 200 e tudo em hóteis de luxo para prevenir escutas ou alguém que usasse o telemóvel para dar cabo da, possível, surpresa. Segundo se diz, já alugaram o Coliseu de Lisboa para o comício de encerramento da campanha.
  • Carne para canhão
    16 mar, 2017 Lisboa 21:03
    É quem? a décima nona na lista, que finalmente aceitou - depois de 18 recusas?
  • Luis
    16 mar, 2017 Lisboa 20:01
    Já estou mais descansado. Passos já conseguiu encontrar alguém disposto a avançar por Lisboa. Estava preocupado não fosse ele vir-me a convidar a mim, depois de tanta recusa.
  • otário cá da quinta
    16 mar, 2017 coimbra 19:15
    São sempre os/as mesmas/os. Não há volta a dar.
  • JA
    16 mar, 2017 Lx 18:13
    Mais um trunfo para o Medina
  • Antonio
    16 mar, 2017 Braga 17:20
    Uiiii, é desta que o psd se afunda...
  • fanã
    16 mar, 2017 aveiro 17:11
    No laranjal , esta laranja ou outra qualquer vai dar ao mesmo , um FLOP !!! . Por isso o laranja mor não quer dar o peito as balas !....que piegas !
  • juzze do vale
    16 mar, 2017 Porto 16:45
    Esta senhora não merecia ..ir para a " fogueira"...!
  • Grande Candidata
    16 mar, 2017 Lisboa 16:32
    Finalmente vamos ter um candidato com carácter e conhecimentos para a Camara de Lisboa . Esta mulher e um dos melhores exemplo na politica portuguesa e quem fala mal dela deveria primeiro pensar antes de abrir a boca para dizer "esterco" e afirmações tristes.
  • Ridiculo
    16 mar, 2017 lis 15:35
    Só um farsola a liderar este PSD, poderia lembrar-se de semelhante tal!

Destaques V+