Tempo
|
A+ / A-

Dez feridos em explosão no vulcão mais activo da Europa

16 mar, 2017 - 15:46

Erupção no Monte Etna, na Sicília, surpreendeu uma equipa de filmagens da estação de televisão BBC. "Não é uma experiência que queira voltar a repetir", disse uma jornalista.

A+ / A-
Explosão no vulcão mais activo da Europa faz 10 feridos
Explosão no vulcão mais activo da Europa faz 10 feridos

Dez pessoas ficaram feridas na sequência de uma erupção ocorrida esta quinta-feira no Monte Etna, em Itália, avançam os serviços de emergência da Sicília.

O magma entrou em contacto com a neve e provocou uma grande explosão, que arremessou rochas e lava pelo ar.

Entre os feridos ligeiros está uma equipa de filmagem da estação de televisão britânica BBC.

“Correr numa montanha cheia de pedras, fugindo de pedras incandescentes e de vapor em ebulição não é uma experiência que eu queira voltar a repetir”, relatou a jornalista Rebecca Morelle na rede social Twitter.

“A equipa da BBC estão ok – alguns cortes, nódoas negras e queimaduras. Mas ficámos muito abalados. Foi extremamente assustador”, conta a especialista em temas científicos.

"Foi uma lembrança de como perigosos e imprevisíveis os vulcões podem ser. Tivemos muita sorte em escapar", acrescentou Rebecca Morelle.

Algumas pessoas foram assistidas no local e seis feridos tiveram que ser levados para o hospital, mas nenhum está em estado grave.

O Etna é o vulcão mais activo da Europa. Depois de vários anos de acalmia, o Etna voltou à acção em Fevereiro com erupções consecutivas que lançaram colunas de fumo.

A explosão desta quinta-feira foi o resultado daquilo que os especialistas chamam uma erupção o freatomagmática, que resulta da interacção do magma com a água, neste caso com a neve.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Faria
    16 mar, 2017 Horta 16:52
    Uma experiência que já passei precisamente no Etna há cerca de 15 anos... uma sensação inesquecível mas não quero repetir tal terror, embora então apenas um colega geólogo tenha ficado ligeiramente ferido.

Destaques V+