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Livro de reclamações online vai facilitar a vida a consumidores insatisfeitos

15 mar, 2017 - 10:35

Com o novo sistema os prestadores de serviços ficam obrigados a responder em apenas 15 dias.

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Reclamar vai ser mais fácil. O Governo apresenta esta quarta-feira o livro de reclamações online, uma iniciativa que marca este Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.

Segundo a directora-geral do consumidor, Ana Catarina Fonseca, a ferramenta vai estar disponível para testes.

O novo livro vai ser disponibilizado em 1 de Julho nos serviços públicos essenciais, como abastecimento de água ou electricidade ou gás, e mais tarde a toda a actividade económica.

Ana Catarina Fonseca esteve esta quarta-feira no programa Carla Rocha – Manhã da Renascença e explicou que “quando a plataforma estiver disponível, o que será a qualquer momento, o consumidor poderá chegar a sua casa, reflectir, aceder à plataforma e fazer a sua reclamação a qualquer momento. Vai estar em projecto-piloto e entra em vigor a 1 de Julho.”

A partir do momento em que é feita a reclamação o prestador de serviços visado tem 15 dias para responder. Já o utente não tem qualquer prazo para fazer a sua reclamação. A directora-geral do consumidor não pôde partilhar o endereço do site, mas disse que a qualquer momento ele será tornado público.

Quanto ao livro de reclamações em papel, que Ana Catarina Fonseca descreve como "um instrumento de cidadania muito importante e um marco na defesa do consumidor" as queixas continuam a aumentar. O ano passado foram cerca de 360 mil, sendo que o sector que registou a maior subida foi o dos transportes, nomeadamente por causa dos atrasos.

Comentários
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  • M. Fátima Ferreira
    21 jun, 2017 Linda-a-Velha 11:26
    Sobre o livro electrónico venho denunciar que tentei fazer uma participação da farmácia Marta em Linda-a-Velha, na Avenida 25 de Abril, nº27 e na lista não consta este nome como não existisse ,na verdade já começa mal, o meu problema com esta farmácia é a seguinte! Sempre que me desloco a este estabelecimento nunca tem os medicamentos do laboratório genéricos que eu pretendo,mas sim o que é melhor para eles, os mais caros e quando solicito que encomendem fazem questão de dizer quando pressionados por mim que não são clientes desses laboratórios, fui a outras farmácias fora do conselho de Oeiras e todas acederam ao meu pedido,será que tenho que ir para fora da minha zona de residência para ser atendida como a lei manda? Sendo assim sou prejudicada porque tomo muitos medicamentos e tenho uma reforma mínima e também o SNS fica prejudicado.
  • Edgar Alves
    15 mar, 2017 Meixomil 19:39
    Uma boa iniciativa
  • joao
    15 mar, 2017 Aveiro 15:26
    mas o que vai acontecer é encravar rapidamente ou não dar vazão
  • Bruno
    15 mar, 2017 Amadora 14:39
    http://www.reclamacoesonline.pt/ (registado pela Imprensa Nacional Casa da Moeda, em 2016)
  • Armando Lima
    15 mar, 2017 Brasil 14:08
    Não entendo esses senhores que são contrários a que se reclame. Há que se reclamar sim. Há que fazermos com que os direitos dos consumidores sejam respeitados. Esses senhores que se mostram contrários as reclamações devem ter "rabo de palha", daí essa posição pouco cidadã. querem o que? Querem que se explore o povo e que este "enfie a viola no saco?!" Infelizmente no Brasil o governo não nos abre essa oportunidade. Há cá um site (sitio) chamado "RECLAME AQUI" (https://www.reclameaqui.com.br), não oficial (particular), onde podemos reclamar quando somos mal atendidos e/ou roubados, e/ou enganados, etc. Por favor entrem nesse site (sitio) e vejam do que os brasileiros são obrigados a reclamar. Os nossos direitos mais fundamentais são desrespeitados continuamente. Sabem a razão? A razão é que os brasileiros nunca reclamaram e isto fez com que os fornecedores desrespeitassem cada dia mais os direitos dos consumidores. Reclamem sim! Defendam seus direitos!
  • Martins
    15 mar, 2017 13:54
    Eu gostava de saber se também vai existir livro para reclamar dos consomidores, que muitas vezes, são mal educados com os funcionários.
  • helena teixeira
    15 mar, 2017 Vila franca de Xira 13:43
    o bonito é que para reclamar toda a gente está pronta , mas para dar uma palavra de agradecimento ninguém se mexe .....
  • Paulo
    15 mar, 2017 Porto 13:41
    Sempre disse e afirmo que reclamar, é um direito de qualquer consumidor. No entanto muitas e muitas vezes o consumidor usa esta ferramenta apenas como escape e usa e abusa da mesma, chegando mesmo ao insulto a alguns funcionários. A minha pergunta é simples, para quando os consumidores vão ser responsabilizados quando não têm razão nas suas queixas? Segundo dados de alguns reguladores, muitas reclamações não têm qualquer fundamento e não há apuramento de responsabilidades. Termino a dizer que tem de haver um equilíbrio entre direitos e deveres e não apenas usar o livro de reclamações como arma de arremesso.
  • ainda bem
    15 mar, 2017 sul 13:25
    Há certos fornecedores como a GalpGas que não ligam às reclamações
  • Domingos Santos
    15 mar, 2017 São Domingos de Rana 13:16
    É bom que haja uma solução para quem reclama sò porque sim! De resto quem não deve não teme.

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