Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reitor nega censura. E não comenta críticas de Marcelo a adiamento de conferência

08 mar, 2017 - 21:18

Em declarações à Renascença, António Rendas afirma que a Universidade Nova de Lisboa é um garante da liberdade de expressão.

A+ / A-

O reitor da Universidade Nova de Lisboa não comenta as declarações do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que classificou de “incompreensível” o cancelamento da conferência do politólogo Jaime Nogueira Pinto.

Em declarações à Renascença, António Rendas rejeita a ideia de que a liberdade de expressão esteja em causa na instituição.

O reitor da Universidade Nova garante que não existiu qualquer tipo de tentativa de censura a Jaime Nogueira Pinto.

“O Professor Jaime Nogueira Pinto merece-me a maior consideração. Não tendo eu falado com ele directamente, já houve contactos e ele já aceitou participar num debate sobre o mesmo tema, que é muito importante, que será organizado dentro das próximas semanas, num clima sereno, de abertura ao diálogo e plural, que eu acho que é muito mais útil neste contexto do que qualquer opinião. Eu não tenho nenhuma censura nem acho que isso faça algum sentido”, argumenta António Rendas.

O reitor explica nestas declarações à Renascença que garantiu ao ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor, que a Universidade preserva e cultiva a cultura de liberdade de expressão e reforça a ideia de que a conferência foi adiada para mais tarde.

“Eu tive informação deste processo há cerca de 48 horas. Já mobilizei um conjunto de pessoas, estou como é lógico empenhado – porque é essa a nossa cultura – em que esta possa ser uma situação natural dentro da universidade para o futuro. O que o ministro disse no Parlamento foi que falou comigo e eu transmiti-lhe que, em relação à liberdade de expressão, a Universidade Nova de Lisboa é o garante que essa cultura existe na Universidade e que faz parte da nossa forma de estar”, refere António Rendas.

A conferência devia ter acontecido na terça-feira. Promovida por alunos de um movimento designado Nova Portugalidade, tinha como temas "Populismo ou Democracia? O Brexit, Trump e Le Pen em debate".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Augusto
    09 mar, 2017 Lisboa 12:05
    A RR desconhece que a Associação de Estudantes foi ameaçada. A RR desconhece que a Nova Portugalidade tem militantes do CDS, e queriam levar para dentro da faculdade gorilas de segurança para a tal dita palestra, a RR desconhece que a Associação de estudantes foi invadida por arruaceiros de extrema-direita que ameaçaram os seus membros. A RR desconhece que nas redes sociais a extrema direita está a divulgar as fotografias dos membros da associação de estudantes com ameaças. Não sejamos ingênuos.
  • Toninho Marreco
    08 mar, 2017 Alpedrinha 23:40
    Quando virem a camada Catarina e o camarada Jerónimo mandar a polícia de choque dar porrada no pessoal aí vão acordar mas já será tarde .
  • RC Victor
    08 mar, 2017 Lx 23:17
    Um reitor duma universidade, repito duma universidade, que cancela uma conferencia cedendo a pressões de um grupo de extrema esquerda (ou de direita) trotskyista só tem o caminho da demissão pois não serve para reitor! Mas que perfil de reitores dirigem as nossas universidades??! Isto é costume acontecer? É prática recorrente este tipo de pressão ideológica? E ceder?

Destaques V+