Tempo
|
A+ / A-

​Ministro ligou a reitor por causa de conferência cancelada

07 mar, 2017 - 21:07

Manuel Heitor pediu esclarecimentos sobre o caso que envolve o politólogo Jaime Nogueira Pinto.

A+ / A-

O ministro do Ensino Superior ligou esta terça-feira do reitor da Universidade Nova de Lisboa (UNL) para pedir garantias de que o cancelamento da conferência com Jaime Nogueira Pinto não coloca em causa o direito à liberdade de expressão.

A revelação foi feita pelo ministro Manuel Heitor no parlamento, durante uma audição na comissão parlamentar de Educação e Ciência, depois de questionado pela deputada do PSD Nilza de Sena sobre o cancelamento da conferência.

O evento, apresentado como conferência-debate na página de Facebook do movimento Nova Portugalidade, estaria marcado há cerca de duas semanas para se realizar na FCSH da Universidade Nova de Lisboa mas foi cancelado a pouco mais de 24 horas da hora marcada.

Na interpelação ao ministro, Nilza de Sena manifestou-se "muito preocupada" por "num país livre" se impedir o "livre pensamento, livres ideias, não seguidistas, contrárias ao pensamento dominante" e de se colocarem "rótulos às pessoas", apelidando-os de perigosas.

"A liberdade de expressão é só para as ideias conformes. Isto é uma clara manifestação de intolerância política e censura à voz de quem não é um 'aparatchik' da esquerda radical, pelo contrário, e se torna inconveniente aos ditames de quem está. Mas não é um bom sinal, e é muito pior quando vem de gente jovem", defendeu a deputada.

Manuel Heitor, questionado sobre a sua posição face a este cancelamento, respondeu estar certo que o ensino superior português "é hoje um ensino digno, responsável, que se adequou ao estado democrático".

A direcção da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova esclareceu este terça-feira que cancelou a conferência do politólogo Jaime Nogueira Pinto por "ausência das indispensáveis condições de normalidade".

A associação de estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova disse que o pedido de cancelamento da conferência de Jaime Nogueira Pinto surge na sequência de uma moção à qual a associação ficou vinculada.

A Associação 25 de Abril repudiou o cancelamento da conferência e disponibilizou as suas instalações para a realização do encontro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis Ribeiro
    08 mar, 2017 Faro 06:30
    Ao contrario do que diz a deputada do PSD, o facto de serem jovens desde logo, em ambiente democrática de uma Assembleia de Alunos, a fazerem notar que conceitos como colonialismo e xenofobia não fazem parte do seu vocabulário, que são conceitos que merecem o total repudio e a denuncia dos mesmo não pactuando com a sua divulgação nas suas áreas de actuaçao, no caso a Universidade, só vem demonstrar que os nossos jovens tem valores quiçá muito superiores a certas deputadas. Se a deputada do PSD acha que foi negado o direito de expressão ao orador em causa, então que organize um serão no quintal da sua casa. Num espaço publico, sujeito a um ambiente democrático, os alunos na sua maioria rejeitaram a divulgação de conceitos que deveriam envergonhar qualquer um. Sejam deputadas ou não. Neste caso, estiveram bem a Universidade e os alunos, num ambiente democrático que nos faz ter a esperança num futuro longe de conceitos pré-históricos.
  • rosinda
    08 mar, 2017 palmela 01:38
    sonia joao reis diz que nao nos devemos meter em assuntos que nao percebemos! So que eu tenho direito a opinar a universidade nova e do estado e paga com o dinheiro dos contribuintes , nao me parece justo! Ate porque os jovens antes entrar para a universidade nao preenchem um formulario que lhe permita escolher quem vai fazer conferencias?
  • Manuel
    08 mar, 2017 Lisboa 00:27
    Esta esquerda caviar que critica os tachos de alguns politicos agora ja aceitam tambem tachos. Eles a pouco e pouco desmascaram-se
  • Toninho Marreco
    07 mar, 2017 Alpedrinha 22:52
    A esquerda badalhoca vai-nos desgraçar a todos .Vamos TODOS para a maior miséria . Eles e nós que trabalhamos e pagamos impostos . No meio disto tudo NINGUÉM SE VAI FICAR A RIR .
  • ESQUERDA FASCISTA
    07 mar, 2017 Lx 21:21
    A esquerda convive mal com opiniões contrárias que a desmacara....Uma tristeza.Precisamos de outro 25 abril diferente. Os extremistas de esquerda na sua função fascizante que tanto criticam os outros.Uma vergonha esses bandalhos.
  • João Lopes
    07 mar, 2017 Viseu 21:19
    Hoje no Expresso 7-03-2017, Henrique Raposo escreveu: «segredo da amoralidade deste tipo esquer-dista: ele acha que o seu ódio é uma virtude, acha que a sua queda natural para a censura e intolerância é um sinal de “pureza”(…) usam a tática fascista para calar as pessoas, mas depois têm o desplante de acusar de “fascista” a vítima da sua própria violência” (…) Se a FCSH tem uma só cor, se existe este sectarismo tão normal, porque é que temos de a pagar? Como é que pode haver financiamento público para uma universidade que não garante qualquer tipo de pluralismo?... porque é que tenho de financiar uma Universidade pública que é a Universidade de Verão do Bloco de Esquerda?

Destaques V+