Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Conferência de Jaime Nogueira Pinto cancelada por questões de segurança

07 mar, 2017 - 00:04 • Elsa Araújo Rodrigues

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa tomou a decisão após um boicote da associação de estudantes.

A+ / A-

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa cancelou uma conferência com Jaime Nogueira Pinto, por “questões de segurança”. À Renascença, o catedrático critica o “espírito tacanho e totalitário” de quem diz defender a liberdade.

O escritor e politólogo garante que não sofreu “ameaça nenhuma” por causa da conferência onde ia falar sobre “Populismo ou Democracia? O Brexit, Trump e Le Pen em debate”.

A conferência agendada para esta terça-feira foi cancelada pela direcção da escola, porque a Associação de Estudantes "decidiu boicotar" o evento.

“A direcção da associação decidiu boicotar a conferência e a direcção da faculdade achou mais prudente não realizar a conferência. Não me incomodava nada porque, primeiro, não recebi ameaças nenhumas e mesmo com ameaças iriam fazer a conferência na mesma”, garante Jaime Nogueira Pinto.

A conferência tinha sido organizada pelo núcleo de alunos da faculdade ligado à associação Nova Portugalidade. A direcção tomou a decisão alegando “questões de segurança”.

Em declarações à Renascença, o professor universitário mostra-se preocupado com os motivos que estiveram na origem do cancelamento da conferência.

“Preocupa-me, de facto, este espírito tacanho e totalitário, por esta gente que normalmente se faz, digamos, os porta-vozes da democracia e da liberdade. Isso é que me preocupa. O resto...”, remata Jaime Nogueira Pinto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Morais
    07 mar, 2017 12:27
    Segundo o democrata Afonso de Noronha, "O Jaime Nogueira Pinto pode fazer todas as conferências que quiser , e a Faculdade estará sempre aberta a ouvi-lo, não pode é deixar instrumentalizar-se por um grupusculo de extrema-direita, que queria aproveitar a conferência para fazer propaganda colonialista , racista anti-democrática.. A Democracia não pode ser ingênua." Portanto para aquele comunista a democracia não pode permitir opiniões diferentes da que comunga. Aquela criança de nome Noronha arroga-se o direito de decidir quem deve falar e o que deve falar. Os tiques comunistas e o politicamente correto estão a asfixiar a democracia e o Presidente da República finge que não se passa nada, o que se passa é descrispação e no momento tira mais uma selfie.
  • Jorge Pereira
    07 mar, 2017 Lisboa 10:30
    Com o devido respeito para com a Radio Renascença, radio que faz um serviço público relevante, não posso deixar de sugerir que oiçam um programa semanal da antena 1, denominado "Radicais Livres" que passa de sexta para sábado onde Jaime Nogueira Pinto debate ideias com Rúben de Carvalho (conotado com o PCP) tendo a moderação de Rui Pego. São duas personalidades de quadrantes políticos distintos mas que nos dão uma lição de espírito democrático dado que se respeitam mutuamente e sobretudo, nos ensinam que na vida nem tudo é de uma só cor. Para além do mais não deixam de nos dar profundas lições sobre literatura, cinema, história. Quanto às conclusões políticas isso é algo que caberá a cada um de nós escolher e seguir ou rejeitar.
  • vitor
    07 mar, 2017 lisboa 08:38
    Cá está o perigo da democracia. Primeiro mostrem as vossas ideias porque vivemos em democracia, mas depois tratamos de vocês.
  • fernando cerqueira
    07 mar, 2017 ptl 08:23
    Começamos a ter os resultados da geringonça. Isto é o que se pretende. Aguardemos que logo virá a confirmação
  • Antonio Ferreira
    07 mar, 2017 Porto 04:37
    Mas quem são estes meninos que se acham no direito de impor à escola que é paga pelos portugueses, onde me incluo, o direito de boicotar uma conferência ? Mas que país é este que deixa que estes meninos achem que podem limitar a liberdade de expressão, seja de quem for ? Serão estes os novos ditadores ? É este tipo de gente que o país sustenta ? Mal vai o país que se deixa instrumentalizar por meninos que se julgam adultos mas que ainda têm muito que aprender, para viverem em democracia. Aqui não são as ideias deste senhor que estão em causa. Aqui são as atitudes de meia dúzia de miúdos ( porque não há outra forma de designar este tipo de atitudes num país dito ´´ democrata ´´ ) que se acham no direito de impor as suas regras. E a Universidade ? Não sabe tomar posição sobre estes miúdos ? Qualquer dia os portugueses não vão poder falar em público com esta miudagem a decidir o que é , a liberdade de expressão. Independente das posições políticas do Sr. Jaime Nogueira Pinto, ele tem todo o direito de se exprimir, livremente, como qualquer cidadão. Ao que chegamos ! Triste país.
  • Afonso de Noronha
    07 mar, 2017 Queluz 01:46
    O Jaime Nogueira Pinto pode fazer todas as conferências que quiser , e a Faculdade estará sempre aberta a ouvi-lo, não pode é deixar instrumentalizar-se por um grupusculo de extrema-direita, que queria aproveitar a conferência para fazer propaganda colonialista , racista anti-democrática.. A Democracia não pode ser ingênua.
  • rosinda
    07 mar, 2017 palmela 01:33
    Os porta vozes da democracia nao estao a ser democraticos??
  • rosinda
    07 mar, 2017 palmela 01:11
    a faculdade de ciencias da universidade nova nao devia ter cancelado a conferencia!Os alunos assim ficam burros! Por vezes umas escaramuças fazem falta para abrir mentalidades retrogadas!
  • Associaçãodemo crata
    07 mar, 2017 Lisboa 00:43
    Não comungo das ideias de Jaime Nogueira Pinto, mas acho tacanhez bolchevista a mais a decisão da direcção da Faculdade de Lisboa.

Destaques V+