Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Onde está o cancro? Novo teste sanguíneo localiza tumor

07 mar, 2017 - 07:43

Cientistas seguiram o ADN das células mortas, que vai parar ao sangue, para identificar o tecido afectado pelas células cancerosas.

A+ / A-

É uma descoberta por acaso e foi feita nos Estados Unidos. Um grupo de cientistas da Universidade de San Diego desenvolveu um novo teste sanguíneo capaz de apontar o local do corpo onde cresce um cancro, permitindo combatê-lo de forma precoce.

"Saber a localização do tumor é essencial para conseguir detectá-lo cedo", afirmou Kun Zhang, professor de bioengenharia na faculdade de engenharia da universidade da Califórnia e o principal autor do estudo publicado na revista “Nature Genetics”.

O método aproveita-se do facto de os tumores, ao crescer, competirem com as células normais pelos nutrientes disponíveis, acabando por matá-las. Os cientistas seguiram o ADN dessas células mortas, que vai parar ao sangue, para identificar o tecido afectado pelas células cancerosas.

"Fizemos esta descoberta por acaso. No princípio, seguíamos a abordagem convencional, procurando células cancerosas e tentando identificar de onde vinham. Mas também detectámos sinais de outras células e percebemos que se juntarmos os dois tipos, podíamos determinar a presença de um tumor e saber onde está a crescer", afirmou Zhang.

Os cientistas responsáveis pelo estudo vão agora procura levar as suas conclusões para o plano clínico, trabalhando com oncologistas para apurar e refinar este método.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • AM
    07 mar, 2017 Lisboa 10:31
    É fundamental inspecionar o corpo, porque assuntos sérios, crónicos, não aparecem na química analítica das analises... Cá em Portugal, também temos a pestana esperta... A Leucemia crónica..., trata-se, e bem! É como "RESETAR" o organismo outra vez!

Destaques V+