Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PS aprova moções sobre legalização da eutanásia e da prostituição

04 mar, 2017 - 19:40 • Isabel Pacheco , Eunice Lourenço

Moção de Maria Antónia Almeida Santos sobre morte assistida aprovada por larga maioria na comissão nacional do PS.

A+ / A-

A comissão nacional do PS aprovou este sábado com uma larguíssima maioria a moção da deputada Maria António Almeida Santos, que defende a legalização da eutanásia, mas que propõe sobretudo que o PS faça um debate amplo sobre o assunto. A moção foi aprovada com apenas três votos contra e cinco abstenções.

Esta era uma das dez moções sectoriais apresentadas ao congresso de há nove meses e, finalmente, votadas pelo órgão máximo do PS entre congressos. Das dez moções, oito foram aprovadas, uma (com propostas para a justiça) foi retirada e uma rejeitada (sobre a reestruturação das secções e concelhias do partido). Mas as moções sobre temas mais polémicos foram aprovadas, nomeadamente o texto promovido pela deputada Maria Antónia Almeida Santos, que defende que a eutanásia deixe de ser punida.

Com o título “Eutanásia, um debate sobre a vida”, Maria Antónia Almeida Santos defendia que o PS deveria tomar a liderança no debate sobre este tema e formar um grupo de trabalho para tratar este assunto de forma a tomar uma posição quando houvesse projecto próprio do Bloco de Esquerda, como já então se previa que acontecesse e que, entretanto, já foi apresentado.

Ainda antes desta reunião da Comissão Nacional do PS, que decorre no Porto, o líder parlamentar e presidente do partido, Carlos César, tinha garantido que o PS não terá um projecto próprio sobre o assunto, o que não impedirá que deputadas como Maria António Almeida Santos e Isabel Moreira possam apresentar propostas. Os socialistas também já tinham decidido que os deputados vão ter liberdade de voto sobre esta matéria.

Outra moção polémica era uma das apresentadas pela Juventude Socialista que pretende a regulamentação da prostituição, considerando-a “uma questão de dignidade”. Também esta moção foi aprovada na comissão nacional deste sábado, mas a moção foi alterada e passou a propor não a legalização em si, mas que o PS debate essa regulamentação.

Também polémicas e também da JS eram as moções sobre a legalização das drogas leves e a imposição de limites aos salários de gestores públicos e privados, que foram aprovadas, mas com alterações feitas no decorrer do debate.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • portugal em colera
    06 mar, 2017 universo 15:30
    este António costa tem alguma areia na cabeça, este País governado por uma gerincornos é isto que tem de resolver! Socialista se é que ainda existem acordai e trabalhai em prol deste País que estais a leva-lo ao abismo.
  • Manuel
    06 mar, 2017 Coimbra 13:54
    Ao usarem um nível eufemístico afim ao usado nas propagandas fundamentalistas da extrema esquerda conseguem chegar a apresentar a «matança de seres humanos» na prática do homicídio assistido como não fazendo parte de uma «cultura da morte». Tal ato é deplorável, execrável, hediondo e repugnante. Deplorável, execrável, hediondo e repugnante é também a defesa - em nome da autonomia pessoal, do exercício da liberdade «individual» e/ou «coletiva», e/ou dos Valores/Princípios pessoais - da legalização da prática do homicídio consentido e o incitamento/ajuda ao suicídio, por conseguinte, de qualquer género de ATO antecipado, explicitamente/implicitamente pela premeditação consentida, cuja intenção/propósito/finalidade consista em realizar a matança de algum ser humano. E ainda chegam ao cúmulo da falta de pudor político ao apresentarem a mercantilização da líbido humana (por via direta/indireta) como uma «questão de dignidade»; faltam adjetivos para qualificar tal pretensão assim como a tentativa de legalizar o consumo de drogas na sociedade. Tal deputada e outros(as), que andam a receber chorudos salários do erário público e que apresentam valores/princípios bárbaros/sanguinários já deviam ter sido expulsos(as) da Assembleia da Republica há muito tempo.
  • rm
    06 mar, 2017 03:02
    PARABENS PARTIDO SOCIALISTA EUTANASIA: O ultimo programa sobre a Eutanásia no Prós e Contras foi um fracasso. O alvo não foi atingido. Quem lá estava tinha pouco a ver com a Eutanasia a não ser para defenderem o seu tacho como a deputada do CDS, diretora máxima do serviço de cuidados paliativos do Hospital da Luz. Estavam médicos beatos, filosofos de ética, sociologos, etc. e não estavam os diretamente interessados a quem a lei unicamente se destina - os doentes e familiares com doenças terminais, incuráveis e/ou com sofrimento atroz insuportavel - caso desta doente Joana e muitos outros. Estes é que teem de ir aos programas debater a lei da eutanasia. Fim à Cobardia por favor.
  • João Lopes
    05 mar, 2017 Viseu 21:47
    É uma verdade perene: «Tudo quanto se opõe à vida, como seja toda a espécie de homicídio, genocídio, aborto, eutanásia e suicídio voluntário; tudo o que viola a integridade da pessoa humana, como as mutilações, os tormentos corporais e mentais e as tentativas para violentar as próprias consci-ências; tudo quanto ofende a dignidade da pessoa humana, como as condições de vida infra-humanas, as prisões arbitrárias, as deportações, a escravidão, a prostituição, o comércio de mulheres e jovens; e também as condições degradantes de trabalho, em que os operários são tratados como meros instrumentos de lucro e não como pessoas livres e responsáveis. Todas estas coisas e outras semelhantes são infamantes; ao mesmo tempo que corrompem a civilização humana, desonram mais aqueles que assim procedem, do que os que padecem injustamente; e ofendem gravemente a honra devida ao Criador (Concílio Vaticano II, Gaudium et spes, nº 27).
  • Souza da Ponte
    05 mar, 2017 Circunvalação 21:07
    Será que a Katarina depois vai passar recibo (verde)???
  • jmsm
    05 mar, 2017 lisboa 20:57
    Têm que aproveitar o facto de os "amigos" estarem no poder, para legalizarem as suas "actividades".
  • pescadore
    05 mar, 2017 Paredes 20:50
    Bem desta vez estou de acordo com a geringonça ... é o mais importante que o País tem para resolver ... ahahahahaha
  • Eborense
    05 mar, 2017 Évora 15:27
    Desta vez, estou de acordo com o PS.
  • Cidadão atento
    05 mar, 2017 15:17
    PS, esquerda e extrema esquerda unidos em tudo o que é negativo, seja nos casamentos gays, liberalização do.aborto, adopção de crianças por gays e lésbicas, prostituição e agora eutanásia, quando deveriam preocupar-se em resolver os verdadeiros problemas do país!
  • Manuel
    05 mar, 2017 Lisboa 13:20
    O proximo passo e a criaçao de um subsidio para a malta ir as meninas

Destaques V+