Tempo
|
A+ / A-

“Offshore”. Rocha Andrade e Paulo Núncio ouvidos quarta-feira no Parlamento

23 fev, 2017 - 17:36

Pedro Passos Coelho, afirmou, esta quinta-feira, que o PSD levará “até às últimas consequências” o apuramento do caso.

A+ / A-

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade, e o seu antecessor no cargo no governo PSD/CDS-PP, Paulo Núncio, vão ser ouvidos no Parlamento sobre as “offshore” na quarta-feira de manhã, disse à Lusa fonte parlamentar.

A audição de Paulo Núncio na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças foi marcada para as 10h00 e a de Rocha Andrade para as 12h00 do próximo dia 1 de Março, quarta-feira.

PSD, PCP e BE pediram a audição parlamentar de Rocha Andrade e de Paulo Núncio para prestarem esclarecimentos sobre as transferências de capitais para “offshore” (paraísos fiscais), enquanto o PS pediu apenas para ouvir o actual secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

O jornal “Público” noticiou na terça-feira que quase dez mil milhões de euros em transferências realizadas entre 2011 e 2014 para contas em paraísos fiscais não foram nesse período alvo de qualquer tratamento por parte da Autoridade Tributária e Aduaneira, embora tenham sido comunicadas pelos bancos à administração fiscal, como a lei obriga.

O tema marcou o debate quinzenal com o primeiro-ministro no Parlamento, na quarta-feira, com António Costa a referir que foram detectadas “discrepâncias significativas” nas transferências para paraísos fiscais e assegurar que o executivo adoptou “normas” e “acordos” para controlar situações como esta.

O líder do PSD, Passos Coelho, afirmou esta quinta-feira que os sociais-democratas levarão “até às últimas consequências” o apuramento do caso, dizendo que farão o contrário da “ocultação” do Governo e maioria na Caixa.

PCP, BE e PEV exigiram o apuramento de responsabilidades políticas e o CDS-PP afirmou não ter medo de descobrir a verdade sobre as transferências para “offshore” quando o CDS tutelava os Assuntos Fiscais.

Além de pedir as audições urgentes de Paulo Núncio e Rocha Andrade, o PSD quer também ouvir os directores-gerais da Autoridade Tributária e Aduaneira que exerceram funções desde 2011, bem como do inspector-geral das Finanças.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo
    23 fev, 2017 Maia 19:30
    Na realidade os "meninos" não sabem de nada .. Mais uma vez lamentável. Esperemos que a culpa, mais uma vez, não morra solteira.
  • e a foto do Nuncio?
    23 fev, 2017 lis 18:57
    Está indisponível para não ser visto?...Mas não era ele o secretario de estado na altura? Até parece que é o actual secretario de estado o responsável! A isto, o que é que se chama?
  • Pois! Pois!
    23 fev, 2017 lx 17:57
    resta saber o que são as ultimas consequências para um mentiroso compulsivo, e de criancinhas! Uma coisa já ele mentiu! Afirmou que desconhecia, quando qualquer responsável máximo não pode alegar desconhecimento! Mas os rapazolas até isso desconhecem!...O Joãozinho fazia o mesmo com a professora, na sala de aula! Os outros meninos é que eram os maus!...
  • fanã
    23 fev, 2017 aveiro 17:44
    E o Gaspar esse está fora porquê ????

Destaques V+