Tempo
|
A+ / A-

​Conselho de Segurança ameaça Coreia do Norte com "medidas significativas"

14 fev, 2017 - 01:28

Comunidade internacional condena regime de Pyongyang por realizar um teste com um míssil de médio alcance.

A+ / A-

O Conselho de Segurança da ONU condenou esta segunda-feira de forma unânime o lançamento de um míssil de médio alcance pela Coreia do Norte e ameaçou impor novas "medidas significativas" contra o país.

Em comunicado, o Conselho de Segurança considerou que o ensaio norte-coreano é uma "grave violação" das obrigações internacionais do país, tendo insistido com o Governo de Pyongyang para parar com aquele tipo de acções.

O texto não precisa que "medidas significativas" podem ser impostas como resposta, mas a linguagem utilizada foi a que no passado levou à imposição de sanções ao país.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, também promete uma resposta determinada à Coreia do Norte.

A Coreia do Norte confirmou no domingo ter "testado com êxito um míssil balístico", informou a agência estatal de notícias KCNA.

O míssil foi lançado a partir da base aérea de Banghyon, na província ocidental de Pyongyang norte, e voou para leste em direcção ao mar do Japão, informou o Ministério da Defesa.

A Coreia do Norte está proibida, por resoluções da ONU, de realizar lançamentos de mísseis balísticos ou testes de armas nucleares.

No entanto, no ano passado, o país realizou dois testes nucleares e numerosos lançamentos de mísseis numa tentativa de desenvolver um sistema de armas nucleares capaz de atingir solo norte-americano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario
    14 fev, 2017 Portugal 13:36
    É só conversa pois nada vão fazer. Quem é que receia ameaças? Ninguém as toma a sério e caso as tome preparasse para tal. Conselho de segurança LOL quem tem medo deles? Qual é a segurança que fazem? Outro clube de bons amigos.

Destaques V+