Tempo
|
A+ / A-

Portugueses ouvem três horas de rádio por dia

13 fev, 2017 - 08:24

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Rádio e a Renascença está de portas abertas para receber quem quiser vir conhecer as suas instalações e locutores.

A+ / A-

Os portugueses ouvem cerca de três horas e 13 minutos de rádio por dia, diz o estudo Bareme Rádio da Marktest relativo ao ano passado.

"O estudo Bareme Rádio da Marktest quantifica, no ano 2016, em 4.714 mil o número de residentes no Continente com 15 e mais anos que afirmam ouvir rádio, um número que representa 55% do universo em análise", refere a empresa.

Segundo o estudo, "os homens, os residentes na Grande Lisboa, os indivíduos entre os 25 e os 44 anos, assim como os pertencentes às classes sociais mais elevadas são quem apresenta consumos acima da média do universo, revelando assim mais afinidade com o meio rádio".

Os dados indicam ainda que o consumo de rádio registado em 2016 "esteve dois minutos acima do verificado" no ano anterior, "tendo sido junto das mulheres, dos residentes no Litoral Centro, dos indivíduos entre os 45 e 64 anos e dos pertencentes à classe baixa que este consumo aumentou" face a 2015.

A análise tem como base os resultados anuais de 2016 do estudo Bareme Rádio da Marktest, que analisa o comportamento dos residentes em Portugal Continental, com 15 e mais anos, relativamente ao meio da rádio.

Esta segunda-feira comemora-se o Dia Mundial da Rádio, data proclamada em 2011 pela assembleia geral da UNESCO, cuja directora-geral publicou uma mensagem: “Estamos a viver uma revolução na forma como partilhamos e acedemos à informação, mas, ainda assim, no meio desta profunda mudança, a rádio nunca foi tão dinâmica, atraente e importante".

"Em tempo de turbulência, a rádio oferece uma plataforma duradoura para unir as comunidades", afirmou ainda Irina Bukova, salientando que, em momentos de conflito e de emergência, a rádio mantém-se "uma crucial fonte de informação e de conhecimento, abrangendo diversas gerações e culturas, inspirando a todos com a diversidade humana e ligando-nos com o mundo".

A rádio "dá a voz aos homens e mulheres de todas as partes. Ouve os públicos e responde às necessidades. É uma força para a dignidade dos Direitos Humanos, bem como um poderoso catalisador de soluções para os desafios que as sociedades enfrentam", acrescentou.

Para assinalar a data, a Renascença e todas as rádios do grupo (RFM, Mega Hits e Rádio Sim) estão de portas abertas na Quinta do Bom Pastor, em Benfica, para receber todos quantos queiram ver como se faz rádio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+