Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

NATO condena lançamento de míssil balístico por parte da Coreia do Norte

12 fev, 2017 - 21:03

Aliança Atlântica exige a Pyongyang que se abstenha de futuras "provocações".

A+ / A-

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, condenou o lançamento de um míssil balístico pela Coreia do Norte e exigiu a Pyongyang que se abstenha de futuras "provocações", que "minam a segurança regional e internacional".

"As contínuas provocações e violações das resoluções do Conselho de Segurança da ONU [Organização das Nações Unidas] minam a segurança regional e internacional", referiu, em comunicado, o responsável máximo pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

Jens Stoltenberg acrescentou que a Coreia do Norte deve acabar com os "lançamentos usando tecnologia balística militar e abandonar de uma vez por todas, de forma absoluta, verificável e irreversível, os seus programas de mísseis balísticos, tal como pede o Conselho de Segurança da ONU".

"Apelo à Coreia do Norte para não aumentar a tensão e voltar a comprometer-se com um diálogo construtivo com a comunidade internacional", concluiu o secretário-geral da NATO sobre o lançamento, que coincidiu com a visita do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, aos Estados Unidos da América.

A deslocação incluiu um encontro com o Presidente norte-americano, Donald Trump.

A Coreia do Norte lançou hoje um míssil balístico em direcção ao mar do Japão, anunciou o ministro sul-coreano da Defesa.

O míssil foi lançado pelas 07h55 locais (22h55 de sábado em Lisboa) da base aérea de Banghyon, situada na zona oeste da Coreia do Norte, e seguiu para este, em direcção ao mar do Japão, referiu o governante.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+