Tempo
|
A+ / A-

Francisco Assis sobre a polémica da Caixa: Centeno foi "ingénuo", mas ninguém está a mentir

10 fev, 2017 - 13:03 • Pedro Mesquita

O eurodeputado do PS defende, em entrevista à Renascença, que "não há razões para que o ministro das Finanças seja demitido ou tenha que se demitir".

A+ / A-

O eurodeputado do PS Francisco Assis considera que o ministro das Finanças, Mário Centeno, foi "ingénuo" no caso da Caixa Geral de Depósitos, mas não deve ser afastado do Governo.

Em declarações à Renascença, o eurodeputado do PS diz acreditar que ninguém estará verdadeiramente a mentir sobre este caso.

"Estamos perante uma situação em que, muito provavelmente, ninguém está verdadeiramente a mentir e, portanto, entendo que não há razões para que o ministro das Finanças seja demitido ou tenha que se demitir", diz Assis.

Há motivos para o ministro das Finanças ser demitido ou demitir-se?

Acho que não há razões para isso. Estamos perante uma situação em que, muito provavelmente, ninguém está verdadeiramente a mentir e, portanto, entendo que não há razões para que o ministro das Finanças seja demitido ou tenha que se demitir.

Quanto ao facto de que a lei foi alterada tendo em vista a entrada de António Domingues para a Caixa, como é que vê que tenha sido o seu próprio escritório de advogados a tratar dessa alteração legislativa?

O que depreendi de todo este processo é que houve uma alteração no sentido de isentar os administradores da Caixa de determinado tipo de obrigações próprias dos gestores públicos. Isso não se aplicava especificamente ao doutor António Domingues nem, especificamente, aos administradores da Caixa que o iriam acompanhar. Era uma lei que se destinava a uma aplicação futura a todos os administradores da Caixa.

E não haveria ninguém melhor para fazer essa alteração do que o próprio escritório de advogados que representa António Domingues?

Nestas coisas julgo que deveria haver mais cuidado.

Cuidado, apenas, ou trata-se de uma matéria realmente grave?

Eu acho que nestes casos deveria haver mais cuidado. Julgo que não houve nenhuma intenção dolosa. Julgo que a preocupação fundamental do Governo, neste domínio, foi assegurar uma alteração substancial do modelo de gestão da CGD.

Neste caso concreto, o que houve foi um esforço para se chegar a uma solução que merecesse a concordância de quem ia dirigir a Caixa e entendia que, para constituir uma determinada equipa, tinha que ter determinadas condições. Se me pergunta se isto é o mais adequado, com certeza que não é.

É o próprio interessado a fazer a lei...

Digamos que o interessado não está a fazer a lei em função do interesse dele neste caso. Nem sequer a fez. Pode ter dado indicações e, depois, da parte da administração pública é que houve uma resposta. Se deveria ter havido mais cuidado neste processo? Penso que deveria. Pode, até, decorrer de alguma ingenuidade a maneira como este processo foi conduzido. Resultaria, até, de alguma inexperiência, mas não acho que tenha havido em algum momento qualquer tipo de atitude que pusesse em causa o interesse público.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • CF
    11 fev, 2017 Oeiras 16:24
    Dupla ingenuidade. A legislação produzida à medida não podia deixar de ser somente uma condição necessária e não uma condição suficiente razão pela qual nenhuma “garantia” efetiva poderia ser plenamente concedida o que tornaria inevitavelmente então o erro político ingénuo em falta sancionável. Um comentador versado, a AR e o TC tinham a sua palavra a dizer e dissuadiram qualquer veleidade adicional. O “se e só se” não existindo transformou-se apenas numa ingenuidade singular de quem a exigiu e excessiva da parte do governo. Que lhes sirvam, mais uma vez, de lição.
  • Luis
    10 fev, 2017 Lisboa 16:07
    Ontem um ex Ministro Pafioso disse que o acto do irrevogável Paulinho Feirante tinha sído um acto de "traição à Patria". Sobre isto a Cristas Ronalda e o boneco de barro barbudo o Almeida nada disseram. Com isto a boyada azul cueca não ficou alvoroçada. Esta garotada parasita azul cueca cada vez se estão a tornar mais ridiculos e anedóticos. Já ninguém os leva a serio. A Cristas Ronalda especializou-se em peixeiradas na AR, sempre peixe pôdre.
  • Luis
    10 fev, 2017 Lisboa 16:07
    Ontem um ex Ministro Pafioso disse que o acto do irrevogável Paulinho Feirante tinha sído um acto de "traição à Patria". Sobre isto a Cristas Ronalda e o boneco de barro barbudo o Almeida nada disseram. Com isto a boyada azul cueca não ficou alvoroçada. Esta garotada parasita azul cueca cada vez se estão a tornar mais ridiculos e anedóticos. Já ninguém os leva a serio. A Cristas Ronalda especializou-se em peixeiradas na AR, sempre peixe pôdre.
  • rosinda
    10 fev, 2017 palmela 16:01
    Entao ja que e assim vou ser sincera com francisco de assis! Nenhum membro deste governo pode ser boa res! Quem aceitou fazer parte de um governo que nao ganhou eleicoes nao pode ser uma pessoa com bom coracao devia no minimo sentir remorso por ocupar um lugar que nao lhe pertence!
  • Julio Tavares
    10 fev, 2017 Porto 15:02
    Este Francisco Assis só aparece para dizer mal do seu ( ? ) PS. Este Francisco Assis cujas qualidades que lhe são reconhecidas é só de dizer mal do PS volta à ribalta, deram-lhe tempo de antena para dizer mal do seu PS. Este Francisco Assis só o conheço por seu um militante do PS que sempre que fala é para dizer mal do seu PS e dos seus camaradas de Partido. Também me lembro do Francisco Assis em Felgueiras de ter fugido para não levar uns tabefes tal o seu comportamento para com as gentes daquela localidade. Este Francisco Assis sabe bem quando é querido pelos Portugueses, sempre que abre a boca em publico tem de fugir, menos quando está em comícios da direita, aí até é aplaudido de pé quando diz mal do seu Partido e dos seus companheiros. Continua assim Francisco Assis, tu és mesmo muito competente, e, vais longe com a tua forma hábil de viver a vida. Sempre que abres a boca é só para dizer asneiras.-
  • Manuel Silva
    10 fev, 2017 Pombal 14:53
    Como já por aqui escrevi, tempos houve em que considerava FA alguém digno de ser ouvido mas não haja dúvida o homem não se enxerga, depois de todos os disparates assumidos ainda vem dar-nos a sua opinião como se interessasse a alguém. Como diria o Rei de Castela e Leão "porque não te calas" e ficas sossegadinho em Estrasburgo.
  • jb
    10 fev, 2017 lx 14:47
    Obrigado Assis para fazeres calar os teus, do psd e cds
  • Almocreve
    10 fev, 2017 Lisboa 14:41
    Mas p'ra que é pr'aqui chamado o Francisco Assis?
  • Manuel Costa
    10 fev, 2017 Agueda 14:38
    Ó Francisco Assis, o que é isso de não estar verdadeiramente a mentir? Ou está a mentir ou não está. Centeno foi ingénuo ou foi mentiroso deliberadamente? Vai á Comissão de Inquérito, vai á Assembleia da Republica e mente descaradamente? Se isto não é gravíssimo e criminosos, então estamos a chegar ao fim da linha da democracia e da dignidade!...

Destaques V+