Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Anteprojecto do Bloco prevê eutanásia em hospitais privados e espaços sociais

09 fev, 2017 - 11:31

A proposta, que será apresentada no dia 15, exclui o recurso à morte assistida a menores e doentes com perturbações mentais.

A+ / A-

O Bloco de Esquerda (BE) defende que a eutanásia possa ser realizada em espaços privados e "espaços sociais", algo que representa um perigo de “mercantilização” que a lei deve prever, disse esta quinta-feira o bloquista João Semedo.

“O anteprojecto prevê que a eutanásia possa ser praticada em espaços públicos, sociais e privados. Eu julgo que não podia ser de outra maneira, tem que ser assim. Se nós aceitamos essa realidade, inevitavelmente, ela entrará nas actividades do mercado, como outras áreas da saúde. O problema está em que a lei saiba proteger o cidadão dessa possível mercantilização”, afirmou o ex-deputado e dirigente bloquista João Semedo, no debate organizado pelo PSD “Eutanásia/Suicídio Assistido: Dúvidas éticas, médicas e jurídicas”, no Parlamento.

João Semedo precisou que o anteprojecto, a ser apresentado na próxima quarta-feira, 15 de Fevereiro, exclui o recurso à morte assistida a menores e doentes com perturbações mentais.

O anteprojecto, de 25 artigos e que servirá de base para um debate, define as condições em que a pessoa poderá recorrer à morte assistida.

Deve ser "um adulto, consciente, lúcido, sem perturbações mentais, com uma lesão definitiva ou doença incurável, fatal e irreversível, num contexto de sofrimento intolerável e que exprima a sua vontade", afirmou.

Essa vontade do doente tem de ser reiterada e deve também ter o aval de dois médicos, um deles da área da doença da pessoa, com a possibilidade de recorrer a um terceiro, psicólogo, para avaliar as condições psicológicas do requerente.

Durante o debate, o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, assegurou que o partido terá uma posição oficial sobre o tema da eutanásia, apesar de ser dada aos deputados do partido liberdade de voto quando existirem iniciativas legislativas.

[Notícia actualizada às 13h39]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ramada
    09 fev, 2017 Lisboa 20:44
    Um retrocesso civilizacional inadmissível.A extinção em massa foi apanágio de forças totalitárias ,loucos e exterminadores étnicos.Para já o PC entra com prudencia.BE a favor ,PS e PSD nim ,CDS contra. É preciso muita lata para gatizar e caniculanizar a vida do ser humano.
  • João Lopes
    09 fev, 2017 Viseu 15:43
    A eutanásia e o suicídio assistido são diferentes formas de matar. Os médicos e os enfermeiros existem para defender a vida, não para matar nem serem cúmplices do crime de outros.
  • carlos tramoia
    09 fev, 2017 Foz do Arelho 14:52
    Estes querem matar o povo todo, só ficam os bloquistas e seus admiradores.Será como os do isis,para os terroristas que andam a incendiar o mundo? Se calhar é isso.Até já não se importam de pagar a privados, as tais PPP de tão mal dizem.Deus lhes dê a extremonçâo.
  • Joaquim Santos
    09 fev, 2017 Tojal 14:03
    Quando é para matar, até o privado é um santo.
  • Fernando Cerqueira
    09 fev, 2017 Ponte de Lima 12:19
    O que fazem eles Á menina Catarina? Ai meu Deus

Destaques V+