Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Costa relaciona aumento do abandono escolar com descida do desemprego

08 fev, 2017 - 16:44 • Ricardo Vieira

O PSD espantou-se com a explicação, dada no Parlamento. O aumento da taxa de retenção e as políticas activas de emprego foram outras explicações admitidas pelo primeiro-ministro.

A+ / A-

O essencial do debate quinzenal desta quarta-feira:


O primeiro-ministro, António Costa, relaciona o aumento do abandono escolar precoce com a descida da taxa desemprego entre os mais jovens.

No debate quinzenal desta quarta-feira, na Assembleia da República, o chefe do Governo foi questionado pelo líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, sobre a subida de 0,3% do abandono escolar.

Na resposta, António Costa disse que, apesar de ainda ser “prematuro” apontar as causas para esse aumento, avançou três possíveis explicações.

“É prematuro discorrermos o motivo pelo qual o abandono escolar precoce aumentou três décimas. Há, porventura, várias razões que o podem explicar. Podia dizer já uma, correndo o risco de ser precipitado: é que como a taxa de desemprego juvenil baixou quatro pontos percentuais, provavelmente, muitos desses jovens encontraram lugar no mercado de trabalho, foram desses jovens que deixaram de estar a estudar. Porventura”, admitiu o primeiro-ministro.

Perante o espanto da bancada do PSD com a explicação, António Costa disse que os deputados sociais-democratas “reage assim porque desconhecem que a estatística refere-se aos jovens que, sem terem concluído o 9.º ano, não estão nem em formação nem em actividade escolar”.

“Como aumentou o número significativo de jovens no mercado de trabalho, parte deles seguramente estão aí”, frisou.

O primeiro-ministro também admite que o aumento do abandono escolar pode estar relacionado com o aumento da taxa de retenção nos quatro anos de Governo PSD/CDS, como referiu o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), salientou.

“Há uma terceira explicação possível que tem a ver com a reorientação que fizemos de políticas activas de emprego de forma a deixar de disfarçar para efeitos estatísticos falsos estágios com formação efectiva para quem busca formação para inserção no mercado de trabalho”, declarou António Costa.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Revoltado
    09 fev, 2017 Coimbra 15:22
    DESCIDA DE DESEMPREGO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! A onde ? Na terra e na zona onde vivo cada vez há mais gente sem emprego, a não ser que o sr. Costa entenda que emprego é a desgraça de algumas mulheres andarem a alugar os seus pneus para comprarem comida para a casa ! TENHAM VERGONHA , não brinquem co a miséria !
  • MM
    08 fev, 2017 Porto 23:17
    O costa tem razão. Como os pais estão desempregados, não podem pagar os estudos, põem os filhos menores a trabalhar para ajudarem. Tipo seculo 19.
  • 777seven
    08 fev, 2017 Vilamoura 21:48
    Esquerdopas em seu melhor! Estão tematizando portugal, assim fica logo parecido com cuba!
  • Golf
    08 fev, 2017 Matosinhos 21:33
    Por esta lógica o meu filho de 2 anos é desempregado. Tão pequenino e aínda já sofre deste mal... Obrigado Costa.
  • maria
    08 fev, 2017 lisboa 20:57
    o abandono escolar é uma vergonha para o país, esta análise só pode vir de um individuo ignorante e incompetente como parece ser o 1º ministro com a sua dicção e discurso de iletrado
  • Rui
    08 fev, 2017 Sacavém 20:45
    Grande ... treta!!!! Que falta de coerência e vergonha. O poder a todo o custo!!
  • bobo
    08 fev, 2017 lisboa e outra 20:15
    Não acredito! Estás a gozar comigo…
  • JL
    08 fev, 2017 Lisboa 20:07
    Mas afinal a culpa de tudo não é do anterior governo? Desculpas esfarrapadas...
  • Madala
    08 fev, 2017 Évora 19:59
    Somos desgovernados por este louco! Que raio de inventona oh Costa!...
  • Joao gil
    08 fev, 2017 Lisboa 19:41
    As políticas bem sucedidas deste governo do BE e do PS e do PCP afinal roubam gente à escola. É brilhante, pois. Todos fora da escola e toca a bulir, que isto de não fazer nada não pode ser. A política de congelamento das rendas das lojas tradicionais se calhar é para incentivar à empregabilidde de uns quantos mais na nobre profissão de marçano, e ajudar também assim e com isso à baixa do desemprego. Explicações extraordinárias para o basbaque se admirar da genialidade do Costa.

Destaques V+