Tempo
|
A+ / A-

Costa diz que não há qualquer prova sobre alegado compromisso de Centeno

08 fev, 2017 - 17:25

António Costa respondia a Luís Montenegro, que referiu uma troca de correspondência entre António Domingues e Centeno, divulgada no jornal online ECO.

A+ / A-

O essencial do debate quinzenal desta quarta-feira:


O primeiro-ministro, António Costa, afirmou esta quarta-feira que o ministro das Finanças, Mário Centeno, “não mentiu” sobre o processo de demissão de António Domingues da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e disse que não há “qualquer prova” em contrário.

“O senhor ministro das Finanças não mentiu. Eu não tiro conclusões sobre a posição do ministro com base em compromissos que terceiros alegam que ele tem, sem que haja qualquer prova de que ele tenha assumido, relativamente a quem quer que seja, esse compromisso”, afirmou António Costa.

O primeiro-ministro intervinha no debate quinzenal no parlamento, depois de o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, ter acusado Mário Centeno de ter mentido sobre a existência de um compromisso com António Domingues para que os gestores da CGD fossem dispensados de apresentar as declarações de rendimentos no Tribunal Constitucional.

Luís Montenegro referiu uma troca de correspondência entre o anterior presidente da CGD e o ministro das Finanças hoje divulgada pelo jornal online ECO, segundo a qual António Domingues teria acordado com Mário Centeno a dispensa de apresentar aquela declaração.

António Costa disse que o compromisso que o Governo assumiu relativamente à Caixa Geral de Depósitos foi honrado sob a forma de lei, num diploma que, frisou, não suscitou dúvidas de interpretação nem ao Executivo nem ao Presidente da República, nem ao Tribunal Constitucional.

“Em bom rigor, nenhum dos deputados teve dúvidas na sua interpretação, porque quando aqui veio para apreciação parlamentar, esse diploma foi muito discutido quanto à revisão do quadro remuneratório mas nenhum deputado se lembrou de pôr aqui em causa que havia qualquer alteração das obrigações de transparência perante o Tribunal Constitucional”, frisou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Martins
    09 fev, 2017 Lousada 18:36
    Se isto acontecesse no governo do Passos Coelho caia o Carmo e a Trindade. Como é num governo de esquerdo, os acérrimos defensores da ética e da moral (BE e PCP) estão calados como ratos. Mesmo com uma declaração assinada e carimbada pelo Centeno, aposto que iriam encontrar uma desculpa para defender o indefensável. triste país governado por mentirosos e manipuladores.
  • Pois é!
    08 fev, 2017 lx 19:40
    Na oposição é que sabem da existencia da Constituição. Quando foram governo legislavam contra ela e atacavam e caluniavam os juizes do Tribunal Constitucional. São assim estes direitolas!
  • Os intriguistas
    08 fev, 2017 Lx 19:35
    Do PSD continuam na senda da intriga. É isto a oposição feita por um partido dito responsavel. Chicana politica! Propostas nem vê-las!
  • MENTIROSO COMPULSIVO
    08 fev, 2017 Lx 19:14
    Uns grandes artistas e mentirosos compulsivos estes pantomineiros e vendedores de ilusões e da banha da cobra.Uma vergonha estes bandalhos... Um país de gente sem ambição, de poucocinhos, de mínimos, sem rumo, sem orientação e que gere à vista sem estratégia...
  • Pantufas
    08 fev, 2017 Lisboa 18:54
    MAIS OUTRO FUNCIONARIO PÚBLICO
  • Porconta
    08 fev, 2017 Porto 18:09
    A direita perdeu o rumo não tem nada para argumentar por isso procura qualquer assunto mesmo assuntos de faca e alguidar servem para fazer barulho, mostrem-lhes a cor das cuecas e vamos ter a direita a reclamar que devia ser de outra cor e que é contra a constituição que tão afincadamente defendem..........

Destaques V+