Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Catalães do CaixaBank passam a controlar o BPI

08 fev, 2017 - 17:30

A empresária angolana Isabel dos Santos deixa o banco e o CaixaBank ficam com 84,5%.

A+ / A-

Os catalães do CaixaBank ficam com 84,5% do BPI, em resultado da oferta pública de aquisição (OPA).

O desfecho foi anunciado esta quarta-feira, em comunicado, pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Pouco tempo depois também foi conhecida a saída de Fernando Ulrich da presidência executiva do BPI, ao fim de 13 anos no cargo.

O CaixaBank já era o maior acionista do BPI, com 45,50%, pelo que o grupo espanhol só precisava de mais 5% de capital social para passar a controlar a instituição liderada por Artur Santos Silva e Fernando Ulrich.

Antes da oferta pública de aquisição, o Caixabank detinha 45,5% do BPI.

Os catalães ofereceram 1,134 euros por acção e conseguiram adquirir mais 39,02% de acções, refere a CMVM.

O “Jornal de Negócios” já tinha avançado, na terça-feira, que Isabel dos Santos tinha decidido vender a sua participação no BPI.

A empresária angolana encaixa cerca de 306 milhões de euros pelos 18,6% de acções que detinha no banco, na sequência da OPA lançada pelos espanhóis do CaixaBank.

Tendo em conta que o Banco BIC também é controlado por Isabeldos Santos, este deve também vendido os 2,28% que detinha no BPI.

O grupo Violas Ferreira Financial, o maior acionista português do banco, vendeu a quase totalidade dos 2,7% que detinha por cerca de 44 milhões de euros.

Falta agora saber o que fez a seguradora Allianz com a sua posição de 8,4%, com os jornais especializados a apontarem para a provável manutenção de uma posição, de forma a continuar a parceria com o BPI na distribuição de produtos de seguros.

Quanto aos milhares de pequenos acionistas, o presidente da associação de pequenos investidores ATM, Octávio Viana, indicou à Lusa que a "esmagadora maioria" dos pequenos acionistas com que contactou alienaram os seus títulos.

A OPA do CaixaBank sobre a totalidade do capital social do BPI arrancou em 17 de Janeiro e terminou esta terça-feira, tendo o banco espanhol oferecido 1,134 euros por cada ação do banco português, o que avalia a instituição em cerca de 1.600 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+