Tempo
|
A+ / A-

Dois projectos arquitectónicos portugueses entre os melhores do mundo

07 fev, 2017 - 15:48

Portugal volta a estar em destaque nos prémios Archdaily. O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e a Casa Cabo de Vila estão entre os edifícios do ano.

A+ / A-

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, e a Casa Cabo de Vila, em Bitarães (Paredes), estão entre os projectos premiados no Edifício do Ano 2017, pela plataforma internacional Archdaily, sediada em Nova Iorque, que anunciou esta terça-feira os 16 vencedores.

De acordo com o "site" do galardão internacional, os projectos portugueses foram os vencedores nas categorias "Arquitectura Pública" ( Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, da autoria de Luís Pedro Silva) e "Casas" ( Casa Cabo de Vila, da autoria do ateliê de arquitectura Spaceworkers, em Bitarães, distrito do Porto).

“É um momento bonito relativamente ao trabalho que fazemos, como todos os outros em que há apreço pelo que vamos projectando e criando”, reage, à Renascença, Luís Pedro Silva.

Os projectos vencedores portugueses estão na lista dos 16 vencedores, ao lado de grandes arquitectos de destaque internacional, como Herzog & de Meuron, autores da Elbphilharmonie, em Hamburgo, na Alemanha.

A Casa Cabo de Vila, do Spaceworkers, vence pela segunda vez nesta categoria, depois de, em 2015, também ter sido eleito para os prémios Edifício do Ano da Archdaily.

Um búzio ou um ovni? Explore o novo terminal de cruzeiros de Leixões
Um búzio ou um ovni? Explore o novo terminal de cruzeiros de Leixões

Na edição deste ano do galardão internacional, atribuído pelo público especializado da área da arquitectura que visita a plataforma norte-americana, quatro projectos portugueses eram finalistas, seleccionados entre cerca de 3 mil projectos de todo o mundo.

Nos projectos portugueses eram também finalistas a SH House, de Paulo Martins, em Sever do Vouga (categoria "Reabilitação"), e o projecto The Dovecote da autoria de AZO - Sequeira Arquitectos Associados, em Soutelo ("Arquitectura de Pequena Escala").

Os projectos finalistas são escolhidos por cada uma das 16 categorias, que abrangem áreas como desporto, cultura, hotelaria, casas, reabilitação, escritórios e espaços comerciais.

Fundada em 2008, a Archdaily é uma plataforma “online” de informação e divulgação da arquitectura, que contabiliza 350 mil visitas diárias e atribui anualmente este prémio a projectos que se destacam pela inovação espacial, social, material e técnica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Macuanda
    28 mar, 2017 Luanda 15:15
    Muito espectacular, bela apresentação consegui renascer as minhas ideias....
  • Bachir
    08 fev, 2017 Almada 15:48
    Caros amigos com todo respaito algons pontos maix nisesareos que pasarao alado sem aplicar nos de fiseos obregado
  • Frank
    07 fev, 2017 Leiria 20:02
    Nada de Especial.. essas organizacoes q ajuden os pobres...e so..
  • Barros da Costa
    07 fev, 2017 Porto 17:30
    Nao tenho qualquer duvida que o cidadao portugues quando instruido e informado e' sempre melhor que os outros de
  • Joaquim Gomes
    07 fev, 2017 Maia 17:28
    Fascinante. Um perfeitamente enquadrado no espaço/função para que foi projectado Outro, aberto a uma natureza que a quer envolver, sem permitir que tal aconteça . Tentando antes ela envolver a própria natureza , tornado-a quase refem da sua singeleza e luminosidade Parabéns !!

Destaques V+