Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Veto migratório de Trump volta a ser travado nos tribunais

05 fev, 2017 - 10:44

Cidadãos do Irão, Iraque, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iémen livres para viajar para os EUA, pelo menos até segunda-feira. Presidente ataca sentenças e diz que está em causa a segurança do país.

A+ / A-
Veto migratório de Trump volta a ser travado nos tribunais
Veto migratório de Trump volta a ser travado nos tribunais

Veja também:


Foi negado no sábado o pedido de recurso “urgente” feito pelo Departamento de Justiça norte-americano, em nome do Presidente Donald Trump, para levantar a suspensão da ordem executiva que proíbe temporariamente os cidadãos de sete países de maioria muçulmana e refugiados de entrar nos Estados Unidos.

O Tribunal de Recursos dos E.U.A. negou a urgência do recurso e colocou a bola do lado do Departamento de Justiça, remetendo para segunda-feira o prazo para o governo voltar a interpor uma acção.

O pedido de recurso entrou no tribunal no dia seguinte à ordem de um juiz federal de Seattle para levantar a proibição migratória de Donald Trump. A ordem executiva do Presidente, emitida a 27 de Janeiro, barrou a admissão de cidadãos do Irão, Iraque, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iémen durante 90 dias.

O Presidente já expressou a sua fúria via Twitter, onde considerou “ridícula” a decisão do juiz de Seattle, defendendo que é a segurança dos próprios Estados Unidos que está em causa.

“Ao que é que o nosso país chegou quando um juiz pode travar uma proibição da Segurança Nacional (Homeland Security)?”, questionou Trump no Twitter.

O Presidente norte-americano justifica a ordem com a necessidade de proteger o país de fundamentalistas islâmicos, mas os críticos dizem que a medida é injustificada e discriminatória.

A sentença de Seattle e o chumbo no tribunal de recursos criaram, pelo menos até segunda-feira, uma janela de oportunidade para quem viaja a partir destes sete países, que podem aproveitar para chegar aos seus destinos enquanto se mantem esta incerteza jurídica.

Imigrante iraniano reencontra família depois de tribunal contrariar lei de Trump
Imigrante iraniano reencontra família depois de tribunal contrariar lei de Trump
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Simões
    05 fev, 2017 Lisboa 20:20
    Vejo uma América xenófoba que tenta limpar a cara à custa de um louco. Mas aqui não esquecemos essa América intolerante para assistir aos malabarismo de um tolo, ou será que sim? "Somos toupeiras guiadas por linces." PAV
  • Romeu
    05 fev, 2017 Porto 18:55
    Trump está a ocupar os jornais e TVs e esquecem os graves problemas do n/ país. António Costa agradece!?...
  • Carlos
    05 fev, 2017 Lx 17:04
    Pergunto se defacto fosse uma questão de segurança nacional, então os paises que que eram originários todos os terroristas responsaveis pelos atentados nos EUA, teriam de ser interditados como por exemplo a Arabia Saudita. Mas como este presidente é um hipócrita e fazeteas tretas porque a base do seu eleitorado é muito incilta para não chamar mesmo Burros. Enfim....
  • Ela
    05 fev, 2017 Lisboa 16:58
    Caro Sr. Zé Povinho. Estou aqui a cogitar de onde poderá vir e o que poderá significar o "h" que o Sr. acrescentou ao nome do presidente Trump (a minúscula não é distracção): será híbrido, histérico, herbáceo, herege, horrendo, hooligan, hostil? Pois que humanitário e hospitaleiro não pode ser, de certeza. Não consigo chegar à profundidade do seu pensamento. E também não consigo descortinar de que países vizinhos fala o Sr., pois do Canadá não será, por certo. Para encurtar razões, recomendo-lhe a leitura da notícia sobre a menina de 4 anos que vai ser operada nos EUA. Boa leitura e mais bondade no coração!
  • Alberto
    05 fev, 2017 FUNCHAL 14:30
    Os familiares dos MORTOS nas Torres Gémeas estão muito "agradecidos" ao Sr. Juiz.!!
  • Zé Povinho
    05 fev, 2017 Lisboa 13:48
    Nem os países vizinhos dos que Thrump proíbe, os aceitam, quanto mais os EUA. Thrump está a ser prudente, evitando entrada de gente de países considerados fundamentalistas do terrorismo. Será que Thrump estará errado? Acho que não!

Destaques V+