Tempo
|
A+ / A-

​PSD acusa PCP e Bloco de “tirarem o tapete ao Governo”

25 jan, 2017 - 15:51 • Ricardo Vieira

No debate parlamentar sobre a TSU, Luís Montenegro garante que o PSD "é coerente" e "não vai em simulações".

A+ / A-

Veja também:


O PCP e o Bloco de Esquerda “tiraram o tapete ao Governo” na polémica da Taxa Social Única (TSU), acusou o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, durante o debate que culminou no chumbo da descida da TSU.

Num debate parlamentar sobre a medida destinada a compensar os patrões pelo aumento do salário mínimo nacional (SMN) para 557 euros, o deputado social-democrata lançou duras críticas ao Governo e aos partidos de esquerda que o suportam.

O líder parlamentar do PSD defendeu a “coerência” do seu partido, que votou contra a descida da TSU, e rejeitou as acusações de que os sociais-democratas mudaram de posição. “Podem gritar e berrar. O PSD é mesmo um partido coerente e responsável e não contém connosco para simulações”, declarou Luís Montenegro.

“A geringonça é vossa. Vocês é que têm de a pôr a mexer. É coerente o PCP e o Bloco tirarem tapete ao Governo, que só existe porque eles garantiam apoio estável no Parlamento? É coerente o primeiro-ministro gabar a coerência do PCP e do Bloco quando estes fazem o contrário do que prometeram?”, criticou o deputado social-democrata.

O PSD defende que o Governo, o PCP e o Bloco devem explicações aos portugueses.

Luís Montenegro pergunta mesmo se, ao assinar um acordo que sabia estar condenado à partida, o primeiro-ministro não pretendeu "abrir uma guerra na geringonça".

O CDS absteve-se na votação contra a baixa da TSU, mas o deputado Nuno Magalhães também lançou um forte ataque ao Governo e aos partidos de esquerda. O líder parlamentar do CDS acusou a esquerda de "enganar o país" e concluiu que o diferendo em torno da TSU prova que "a tão apregoada maioria parlamentar não existe".

Bloco não quer trabalhadores a pagar aumento do salário mínimo

Antes das intervenções do PSD e do CDS, o Bloco defendeu que o decreto de descida da TSU dos empregadores, em 1,25 pontos percentuais, nos salários mínimos, “é injusto e errado e deve ser anulado”.

O deputado bloquista José Soeiro considera que seria errado “pôr os trabalhadores a pagar o aumento do salário mínimo nacional”. “Seria errado e insensato acompanhar subida do salário mínimo nacional de benefícios para os patrões”, reforça.

Em alternativa ao “desconto a TSU”, José Soeiro propõe medidas de apoio às pequenas e médias empresas, como a redução da factura energética, do Pagamento Especial por Conta (PEC) e mais facilidade no acesso ao crédito.

O Bloco de Esquerda sublinha que, neste debate da TSU, “a única novidade é a pirueta do PSD”, que votou contra a medida.

Para a deputada Rita Rato, do PCP, a oferta da redução da TSU como contrapartida para o aumento do salário mínimo “deve hoje ser revogada, porque é uma medida errada e prejudicial para os trabalhadores”.

“O aumento do SMN é uma exigência de dignidade e não deve ter contrapartidas, além do trabalhado de cada trabalhador”, defende Rita Rato. "A redução da TSU significa uma opção do Governo por política de estímulo aos baixos salários."

[Notícia actualizada às 18h24]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe Cunha
    25 jan, 2017 Ovar 20:18
    O PSD a fazer de muleta do PCP...já vi tudo.
  • Rui
    25 jan, 2017 Lisboa 18:59
    Que grande latosa a da direita já não há limites.
  • Luis
    25 jan, 2017 Lisboa 18:43
    E com isto tudo temos duas Geringonças. A Geringonça I com PS, BE , PCP, PEV e PAN e a Geringonça II com PSD, CDS, BE e PCP. O que os lideres da extrema direita boçal obrigam os seus partidos a engolir só para manterem as lideranças.
  • Ah! Ah! Ah!
    25 jan, 2017 lis 18:18
    Tiraram o tapete ao governo mas os PSDs aliam-se raivosamente e dão a maior das cambalhotas! A incoerência é mais do que muita e os interesses do País para eles nada valem!...Até tiraram o tapete ao Marco António!...
  • O ressabiamento
    25 jan, 2017 lis 18:12
    é tanto que vale tudo para estes PSDs. Desculpas esfarrapadas e de mau pagador! O interesse do País que se lixe!...
  • Pedro Ribas
    25 jan, 2017 Avintes 17:44
    O PSD é um barco à deriva.
  • Paulo Campos
    25 jan, 2017 Porto 17:24
    Este não se cala só para fazer a vontade ao Passos e este lá o vai mantendo no TACHO.

Destaques V+