Tempo
|
A+ / A-

Mulheres contra Trump em vários países do mundo

21 jan, 2017 - 10:33

Há mais de 160 manifestações agendadas em todo o mundo. Na principal, em Washington, soube-se esta semana que as mulheres pró-vida não são bem-vindas.

A+ / A-

Veja também:


Pelo menos 161 protestos estão agendados em mais de 60 países dos sete continentes. Nos Estados Unidos, estão previstas mais de 350 manifestações.

Em Portugal também há protestos agendados, nomeadamente a Marcha das Mulheres contra o novo presidente dos Estados Unidos da América que vai decorrer em cinco cidades.

Em Lisboa o protesto acontece junto à embaixada norte americana e no Porto, a iniciativa vai decorrer na Praça dos Poveiros, mas estão previstas marchas também em Coimbra, Braga e Faro.

Segundo a organizadora da marcha em Lisboa, Joana Grilo, o protesto pretende ser uma tomada de posição contra os comentários sexistas de Donald Trump durante a campanha presidencial:

“Todos os colectivos, desde LGBTQI, racismo, xenofobia, imigração, todos sentimos na pele que as coisas vão andar para trás e que não podemos deixar. Estas coisas acontecem lá fora, mas é um país com um grande poder de comunicação, um país muito poderoso e estamos a começar a ver na Europa também. Por isso é hora de sair à rua, de dizer que não vamos deixar que isto aconteça.”

“Sabemos que os direitos que temos adquiridos neste momento existem porque houve muita luta por trás, e não podemos deixar que haja um retrocesso. Não é porque hoje se vive num ambiente que parece à primeira vista pacífica… De um momento para o outro as coisas alteram-se de uma forma muito rápida”, afirma Joana Grilo.

Pró-vida não entra

A marcha das mulheres é uma iniciativa que começou nos EUA. Esperam-se este sábado centenas de milhares de pessoas em Washington para participar nesta manifestação, que começou por pretender ser generalista, para chamar a atenção para a importância dos direitos das mulheres, mas já se tornou bastante politizado.

Quando a “New Wave Feminists” pediu para ser uma organização parceira do movimento a resposta foi positiva, mas cedo começaram as reclamações por parte de algumas participantes, dizendo que a identidade pró-vida do grupo era incompatível com os objectivos da marcha.

Então a organização apressou-se a dizer que a aprovação das “New Wave Feminists” afinal tinha sido um erro e actualizou o seu site, passando a incluir o direito ao aborto entre aqueles que visa defender.

A decisão motivou uma grande discussão nas redes sociais, com muitas mulheres a lamentar o facto de, afinal, esta marcha não ser para todas as mulheres mas só para algumas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • abstencionista
    21 jan, 2017 Lisboa 18:33
    A DEMOCRACIA FALOU e os excluidos pelo sistema Obama ganharam contra tudo e todos.Na américa existe PC,PS,NEO-NAZI,movimento social nacionalista etc e os dois grandes partidos republicanos ,os vermelhos de TRUMP e os azuis de Hillary.É um sistema democrático aberto a todas as ideologias ,era bom que em Portugal fosse o mesmo e não uma partidocracia protegida e desigual no acesso ao poder pelos cidadãos,por isso 50% n votam.
  • manuel
    21 jan, 2017 lisboa 12:58
    Coitadas, deviam era lutar contra aqueles que definem quotas para elas. Alguem entende as mulheres? Elas proprias nao se entendem.

Destaques V+