Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Casa da Música

"Casa Aberta" debate o impacto do Brexit na música

19 jan, 2017 - 10:52 • Hugo Monteiro

O ano 2017 na Casa da Música é dedicado ao Reino Unido. Na semana em que a primeira-ministra britânica anunciou as condições em que o país vai sair da União Europeia, as consequências do Brexit para a música vão estar em debate. Mas há mais nos quatro dias de "Casa Aberta"

A+ / A-

A Casa da Música está, a partir desta quinta-feira, e até domingo, de portas abertas. A iniciativa “Casa Aberta” marca o início do ano britânico na Casa da Música. “God Save the Queen” é o mote.

Durante quatro dias, a Casa da Música convida “a população a habitar a casa”, diz o director artístico, António Jorge Pacheco, explicando que a ideia é dar-lhe "uma perspectiva diferente daquela que tem quando vem ver um concerto".

Esta experiência passa por "ver os bastidores”, ou seja, "é como ir a um restaurante e, em vez de comer o prato já confeccionado, ir até à cozinha e ver como o cozinheiro o prepara”.

O público da Casa da Música vai poder assistir a ensaios abertos, participar em visitas guiadas e assistir a espectáculos em vários locais da Casa, para além de participar em conferências. Entre estas António Jorge Pacheco destaca. uma: a de sábado, sobre o impacto do Brexit na música britânica e europeia.

O director artístico da Casa da Música lembra que “o facto de poderem vir a levantar-se barreiras alfandegárias e dificuldades de circulação aos músicos, entre o continente e o Reino Unido, pode condicionar de forma muito significativa a relação e o intercâmbio que tem havido” entre instituições, de qual “a Casa da Música é um bom exemplo”.

“Imagino que dezenas de estudantes de música portugueses que estão em instituições britânicas possam vir a ter problemas”, alerta António Jorge Pacheco.

Menos preocupada parece estar a britânica Hazel Veitch, que toca viola d’arco na Orquestra Sinfónica da Casa da Música. Está há 25 anos em Portugal, já tem dupla nacionalidade e diz-se “feliz” no Porto. Lembra que, apesar do Brexit, “a música não tem fronteiras”.

Duas épocas de ouro da música britânica em destaque

Na Casa da Música, ao longo de 2017, com o mote “God Save the Queen”, vão ser vários os espectáculos que vão percorrer a história da música das ilhas britânicas.

O plano da Casa da Música vai percorrer o período desde o Renascimento até aos nossos dias. O director artístico lembra que há dois períodos de ouro da música erudita britânica: o do Renascimento e o da actualidade. António Jorge Pacheco explica que “o Reino Unido tem um património musical de primeira grandeza, se calhar não muito conhecido, e essa tem sido a missão da Casa da Música: dar a conhecer às pessoas aquilo que elas ainda não conhecem”.

“Além disso, há, do ponto de vista histórico, uma relação muito grande entre a comunidade britânica e o Porto”, sendo esta uma outra razão para a Casa da Música ter escolhido o Reino Unido como tema para 2017.

O ano que vai fazer Hazel Veitch “revisitar obras que não tocava há 25 anos”. “Vai ser giro”, diz.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+