Tempo
|
A+ / A-

Petição sobre eutanásia discutida no parlamento a 1 de Fevereiro

18 jan, 2017 - 13:08

A Federação Portuguesa Pela Vida anunciou na semana passada que recolheu mais de 14 mil assinaturas da petição “Toda a Vida Tem Dignidade”, que apela à rejeição do “direito a dispor ou apoiar a eliminação de vidas humanas”.

A+ / A-

Veja também:


A petição sobre o tema da morte assistida vai ser debatida na Assembleia da República a 1 de Fevereiro, segundo decisão da conferência de líderes parlamentares, tomada esta quarta-feira.

A petição é da responsabilidade do movimento ‘Direito a Morrer com Dignidade’ e o Bloco de Esquerda já anunciou a intenção de agendar uma iniciativa legislativa sobre a matéria, mas em momento posterior ao do debate da iniciativa dos cidadãos.

A Federação Portuguesa Pela Vida anunciou na semana passada que recolheu mais de 14 mil assinaturas da petição “Toda a Vida Tem Dignidade”, que apela à rejeição do “direito a dispor ou apoiar a eliminação de vidas humanas”.

No texto que acompanha a petição lê-se que “a eutanásia é sempre um homicídio apoiado pelo Estado (pretensamente através de algum profissional de saúde) ou um suicídio assistido pelo Estado”.

Ao Estado “não cabe criar o direito de alguém ser morto por outrem, nem validar esta opção como legítima perante o colectivo”, prossegue o texto.

Os autores da petição querem que a Assembleia da República “legisle no sentido de reforçar e proteger o valor objectivo da vida humana, garantindo a sua inviolabilidade, independentemente das circunstâncias em que se encontre”. Pretendem ainda que o Parlamento “rejeite toda e qualquer proposta que vá no sentido de conferir ao Estado o direito a dispor ou apoiar a eliminação de Vidas Humanas, ainda que com o alegado consentimento da pessoa”.

Entre os signatários da petição encontram-se várias figuras públicas, incluindo Maria Cavaco Silva, o vencedor do Prémio Pessoa Henrique Leitão e o seleccionador nacional e campeão europeu de futebol Fernando Santos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • lua
    19 jan, 2017 OVAR 11:36
    Para MARTE: Preparei-me para a minha morte e deixei claro que não desejo ser mantida viva a qualquer custo. Espero ser tratada com compaixão e que me seja permitido partir para a próxima fase da jornada da vida da forma que eu escolher." Agradecida pela cicuta, mas podes tu bebe-la.
  • Marte
    19 jan, 2017 Terra 10:33
    No mundo da LUA... No mundo da LUA sou livre para morrer pois é apenas isso que eu posso escolher! Não posso decidir quando e onde voltarei a nascer, então só me resta dizer que sou livre para morrer! No mundo da LUA se quiser morrer um pouco de cicuta basta beber!
  • Alberto
    18 jan, 2017 FUNCHAL 17:28
    Sempre que surgir uma "convulsão" na geringonça, vai-se lançar a Eutanásia para discussão! Só deve cair quem quiser.
  • lua
    18 jan, 2017 OVAR 15:12
    "Preparei-me para a minha morte e deixei claro que não desejo ser mantida viva a qualquer custo. Espero ser tratada com compaixão e que me seja permitido partir para a próxima fase da jornada da vida da forma que eu escolher."

Destaques V+