Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

TAP. Número de passageiros cresce em 2016

16 jan, 2017 - 12:33

Mais de 11,7 milhões de passageiros, um crescimento de 3,5% face a 2015. O maior crescimento relativo verificou-se nas linhas para os Estados Unidos. Nos voos continentais - domésticos, Ilhas e Europa - o crescimento foi de 4%.

A+ / A-

A TAP transportou 11,724 milhões de passageiros, em 2016, o que representa um crescimento de 3,5% face a 2015.

Em comunicado, a transportadora avança que Dezembro de 2016 foi o melhor mês de Dezembro de sempre, com quase 990 passageiros. Nesse período, houve aumento de 26% no tráfego transportado face a 2015..

Entre os vários sectores da rede da companhia, o maior crescimento relativo verificou-se nas linhas para os Estados Unidos, nas quais a TAP transportou, em 2016, mais 186 mil passageiros, para um total de 472 mil, 65% acima de 2015.

O comunicado da TAP indica que este crescimento resulta da aposta estratégica no mercado norte-americano, com o lançamento, em Junho, de duas novas rotas, Nova Iorque/JFK e Boston, e o aumento de frequências para os destinos onde já operava, Newark e Miami.

Nos voos continentais - domésticos, Ilhas e Europa - a TAP teve, no ano passado, um crescimento de 4%, para um total de 8,99 milhões de passageiros.

Contribuiu fortemente para esse aumento, o lançamento, em Março, da “Ponte Aérea” entre Lisboa e o Porto. Nesta ligação, no mês de Dezembro, a TAP teve um crescimento de 126%, com uma taxa de ocupação média dos seus voos de 73,1%, que reflecte uma melhoria de 7,8 pontos percentuais face ao mesmo mês de 2015. Na totalidade do ano, os voos da “Ponte Aérea” serviram quase 300 mil passageiros, mais 80% do que no ano anterior.

Também os voos entre o Continente e os Açores e a Madeira registaram um aumento de 5 por cento, atingindo, no conjunto, 967 mil passageiros transportados. Na Europa, a companhia teve, no mês de Dezembro, um aumento do tráfego de 21%, atingindo um total de 571 mil passageiros. No acumulado do ano, a TAP recuperou tráfego no segundo semestre, face aos ajustamentos verificados na sua rede durante a primeira metade do ano, e conseguiu atingir um acumulado de 7,159 milhões de passageiros.

No sector intercontinental, além da América do Norte, sublinha-se igualmente o crescimento em África, de 36% em Dezembro e de 10% no acumulado do ano, com 800 mil passageiros transportados, mais 75 mil do que em 2015.

Também nas rotas do Brasil se assistiu, na segunda metade do ano, a uma forte recuperação do tráfego, tendo a TAP transportado em Dezembro último, mais 5% de passageiros do que no mesmo mês do ano anterior, e alcançando um total no ano de 1,4 milhões de passageiros.

No conjunto, e por força dos crescimentos na América do Norte e África, as rotas intercontinentais registaram um aumento de 3 por cento em 2016, com 2,74 milhões de passageiros, mais 70 mil do que em 2015.

[notícia corrigida às 18h32 - TAP rectificou crescimento anual de 6% para 3,5%]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+