Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa escreve aos jovens para pedir compromisso em favor de uma "nova terra"

13 jan, 2017 - 12:43 • Agência Eccclesia

Francisco recorda que em 2018 se vai celebrar o Sínodo dos Bispos sobre o tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’.

A+ / A-

O Papa Francisco escreveu aos jovens de todo o mundo, apresentando o Sínodo de 2018, para pedir-lhes que construam uma “nova terra”, rejeitando a “cultura do descartável” e a “globalização da indiferença”.

“Qual é para nós hoje esta nova terra, a não ser uma sociedade mais justa e fraterna, à qual vós aspirais profundamente e que desejais construir até às periferias do mundo?”, refere o documento, divulgado esta sexta-feira pela sala de imprensa da Santa Sé.

Francisco recorda que em Outubro de 2018 se vai celebrar o Sínodo dos Bispos sobre o tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’.

O Papa desafia os mais novos a “sair” em direcção ao futuro e a “ouvir a voz de Deus”, sublinhando que, para muitos, a saída implica também a fuga da “injustiça e da guerra”.

“Muitos estão submetidos à chantagem da violência e são forçados a fugir da sua terra natal”, lamenta.

Francisco aborda depois as questões ligadas ao discernimento vocacional, aconselhando os jovens a procurar o “acompanhamento de guias especializados” para descobrir o projecto de Deus.

“Um mundo melhor constrói-se também graças a vós, ao vosso desejo de mudança e à vossa generosidade. Não tenhais medo de ouvir o Espírito que vos sugere escolhas audazes, não hesiteis quando a consciência vos pedir que arrisqueis para seguir o Mestre”, pode ler-se.

O Vaticano divulgou, esta sexta-feira, o documento preparatório para o Sínodo dos Bispos de 2018, dedicado aos jovens e ao “discernimento vocacional”, anunciando a realização de um inquérito online dirigido às novas gerações.

A publicação deste texto dá início a um processo de consulta que levará à redacção do instrumento de trabalho para a assembleia sinodal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+