Tempo
|
A+ / A-

Notícia Renascença

Espanha rejeita queixas de Portugal sobre Almaraz

06 jan, 2017 - 19:31

Ministério espanhol da Energia assegura que foram cumpridas no processo todas as directivas europeias e a legislação espanhola.

A+ / A-

Veja também:


O Governo espanhol garantiu esta sexta-feira à Renascença que foram cumpridas as directivas europeias relativamente à central nuclear de Almaraz, a 100 quilómetros da fronteira portuguesa.

Na sequência da polémica sobre a autorização do executivo de Madrid para a construção de um armazém de resíduos nucleares, o Ministério espanhol da Energia assegura que foram cumpridas no processo todas as directivas europeias e a legislação espanhola.

Este ministério assegurou ainda que o ministério espanhol do Meio Ambiente teve em consideração “todos os possíveis efeitos ambientais significativos do projecto” e que existe “uma comunicação constante com as autoridades portuguesas, de forma transparente”.

O Governo português tem uma opinião diferente. Esta sexta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que Espanha “incumpriu uma directiva comunitária sem cuidar de verificar antes o impacto transfronteiriço dessa iniciativa”.

O responsável pela diplomacia portuguesa assegurou que estão a ser feitos todos os esforços para que o assunto seja resolvido de forma diplomática, com o recurso às instâncias europeias a ser feito apenas caso não se verifiquem resultados nas conversas entre os dois países.

Também o ministro do Ambiente manifestou a desaprovação do processo. João Pedro Matos Fernandes enviou já três cartas à sua homóloga espanhola, Isabel García Tejerina, expondo a preocupação com a falta de estudos transfronteiriços sobre o impacto do armazém para o território português.

Contactado pela Renascença, o gabinete do ministro do Ambiente considera que as respostas obtidas não foram satisfatórias. Por esse motivo, vai seguir uma queixa formal de Portugal à Comissão Europeia sobre o assunto.

Em causa está também a participação do ministro Matos Fernandes numa reunião com a homóloga espanhola, no próximo dia 12 de Janeiro. O político afirmou na passada segunda-feira que não iria à reunião para “sufragar uma decisão que Espanha tomou incumprindo uma directiva comunitária”. Esta sexta-feira, o Augusto Santos Silva afirmou que é preciso avaliar o “sentido útil” dessa reunião.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • SALAZAR
    11 jan, 2017 LX 20:38
    DOS ESPANHÓIS JÁ SE SABIA O QUE VINHA... O GOVERNO DEVE AVANÇAR COM A QUEIXA A BRUXELAS SEM QUALQUER NEGOCIAÇÃO COM ESPANHA. ISSO É O QUE ELES QUEREM... CONVERSA FIADA QUE NÃO VAI DAR EM NADA. SÓ SE FOR PARA PREJUDICAR PORTUGAL AINDA MAIS. OS ESPANHÓIS NUNCA GOSTARAM DE PORTUGAL. É SÓ FALSIDADE. O PROBLEMA É QUE OS PORTUGUESES TÊM UM POVO MANSO E LÍDERES CORRUPTOS QUE SE VENDEM A TODOS.
  • Gonçalo Alexandre
    09 jan, 2017 Seia 00:47
    Não era de esperar outra coisa e a história ( mais de 800 anos a quererem conquistar a ferro e fogo Portugal) diz bem a atitude que tiveram e têm sempre para com Portugal e os Portugueses. Os falsos amigos são infinitamente piores que os inimigos e isto prova-o bem. No século passado por 3 vezes quiseram invadir Portugal, esta é a verdade, e a última vez que tinham a intenção foi em 1975!!! Agora usam as ''setas'' de invasão através da economia o saque que fazem das nossas pescas, agricultura e outras coisas mais. O domínio que têm na nossa banca nacional, ocupação de Olivença, a cobiça sanguinária que têm das ilhas Selvagens e mais e muito mais! Agora usam a sua mais poderosa e temida espada de ataque, Almaraz a sombra da extinção.
  • fanã
    07 jan, 2017 aveiro 16:54
    Que o façam a cem quilómetros da Fronteira Francesa e veremos o que se vai passar ....... como se diz em Francês .."chiche !"
  • Revoltado
    07 jan, 2017 Castelo Branco 01:04
    Já a minha avó dizia; " de Espanha nem bons ventos nem bons casamentos". Se pensarmos bem, a própria história não lhes é nada favorável.
  • Eugénio Manuel Franc
    06 jan, 2017 Atouguia Da Baleia 21:49
    Mas pq é que os espanhóis não fazem o armazenamento no centro de Espanha, tipo Madrid?.... Já que é tão inócuo!...

Destaques V+