Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Louçã defende que Novo Banco deve ficar na esfera pública e alerta que fundos “atacarão os clientes"

04 jan, 2017 - 09:36

Numa carta ao Governo, o economista critica o processo de venda e defende uma via que não prejudique os contribuintes.

A+ / A-

O ex-coordenador do Bloco de Esquerda Francisco Louçã escreveu uma carta ao Governo e um artigo de opinião para defender que o Novo Banco deve manter-se na esfera pública, mas não integrado na Caixa Geral de Depósitos.

Num artigo de opinião publicado no jornal “Público”, Francisco Louçã critica o processo de venda e defende uma via que não prejudique os contribuintes.

O Novo Banco “deve ser mantido como entidade separada e não incluída na CGD (Caixa Geral de Depósitos), mas deve integrar a banca pública para uma recapitalização ponderada ao longo do tempo e para uma gestão do crédito que estimule a economia”, salientou o conselheiro de Estado.

A instituição financeira está em processo de venda. Entre os concorrentes estão os fundos chinês China Minsheng e norte-americanos Lone Star e Apollo.

“Parece que o Novo Banco, ou Sérgio Monteiro, ou comentadores que transportam o recado estariam decididos a tentar forçar a mão do Governo para impor a venda imediata do Novo Banco. Os felizes contemplados poderiam ser a Lone Star ou, se um golpe de teatro assim o permitisse, o consórcio Apollo-Centerbridge, agora reforçado pelo carinho da família Violas, que anda de candeias às avessas com o BPI”, refere Francisco Louçã no artigo no Público.

No entender do economista, as “propostas de Sérgio Monteiro [que lidera a equipa que está a tratar da venda do Novo Banco] para o banco têm sido todas perigosas e estas não o são menos”.

Fundos “ameaçarão o banco, atacarão os clientes e arriscarão os depositantes”

De acordo com Louçã, a solução de Sérgio Monteiro só tem uma virtude clarificadora, a anuência do PSD e CDS. “Monteiro, despachado por Passos Coelho, para esta função e sempre próximo de Maria Luís Albuquerque, tem cumprido o que dele se esperava, generosamente pago para tanto. Embrulhou as contas do banco, prospectou compradores, ofereceu condições e agora proclama a solução que lhe sobrou”, frisou.

Na opinião do ex-coordenador do BE, a “solução é má” porque os principais compradores são “flibusteiros, ou aventureiros provados no mar alto da finança mundial”, referindo-se aos fundos Lone Star, fundo Apollo e Centerbridge.

Para Francisco Louçã, os fundos “ameaçarão o banco, atacarão os clientes, arriscarão os depositantes”.

“A solução de Monteiro tem de ser evitada, tanto mais que há alternativas a este caríssimo ultimato quarta-feirista. Primeiro é melhor fazer as contas do Novo Banco com rigor. Segundo, o banco não pode continuar a viver arrastado para o fundo pelas operações não bancárias do tempo passado e deve livrar-se delas”, salientou.

O conselheiro de Estado considera contudo que o Governo “não alinhará na aventura”.

Em 03 de agosto de 2014, o Banco de Portugal tomou o controlo do Banco Espírito Santo (BES), depois de a instituição ter apresentado prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades distintas.

No chamado 'banco mau' ('bad bank'), um veículo que mantém o nome BES, ficaram concentrados os activos e passivos tóxicos do BES, assim como os accionistas.

No 'banco bom', o banco de transição designado de Novo Banco, ficaram os activos e passivos considerados não problemáticos.

Em Dezembro de 2015 foram prolongadas as garantias estatais ao Novo Banco e a data limite para a sua venda foi estendida, por acordo com a Comissão Europeia, até agosto de 2017.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Marco Almeida
    04 jan, 2017 Olhão 11:37
    Oh Zé, não foi a banca que deu cabo da economia do País, foram os "banqueiros" e os amigos deles, e a esses ninguém toca
  • 04 jan, 2017 aldeia 10:51
    A banca deu cabo da economia de Portugal e de muitas pessoas e.....não há responsáveis nem culpados,houve em tempos uma Dona Branca,que foi presa,mas agora....nada acontece,o crime compensa,ninguém é julgado nem preso.
  • MANUEL GAZUA SOLICI
    04 jan, 2017 VILA FRANCA XIRA 10:29
    Este é que manda no governo. É o governo sombra.

Destaques V+