Tempo
|
A+ / A-

Atenção ao estado do mar. Não está tempo para passeios na costa

02 jan, 2017 - 09:25

Há previsão de ventos fortes e ondas que podem atingir os quatro metros de altura.

A+ / A-

A Autoridade Marítima Nacional alertou para o agravamento do estado do mar nas próximas horas na faixa litoral do continente, prevendo-se ventos fortes e ondas que podem atingir os quatro metros. A população é aconselhada a adoptar medidas de segurança e de prevenção no mar e em terra junto à costa.

A autoridade recomendou à comunidade marítima que reforce a “amarração e faça uma vigilância cuidada das suas embarcações atracadas, bem como a consulta regular, durante o dia de hoje, dos avisos à navegação e da previsão meteorológica e outras informações sobre a praticabilidade dos portos, junto das capitanias dos portos”.

É também recomendado que se evite sair para o mar até que as condições melhorem. “Para quem por necessidade profissional tenha de estar no mar, recomenda-se que se certifique do estado de conservação dos equipamentos de salvação individuais e colectivos, aproveitando para recordar as boas práticas para o seu uso, bem como assegure que os equipamentos rádio e de emissão de alertas, radiobalizas de emergência, se encontram em bom estado de funcionamento”.

Na nota, é também aconselhada cautela aos pescadores lúdicos, evitando pescar junto a zonas de arriba nas frentes costeiras normalmente utilizadas para a prática de pesca à cana.

“À população em geral recomenda-se evitar passear junto à costa e aproximar das zonas de rebentação, em especial junto aos molhes das entradas dos portos e zonas de praia”, é referido.

A Autoridade Marítima adiantou que as condições terão maior incidência ao longo de toda a faixa litoral oeste, situação que se manterá sem grandes alterações até ao final da manhã de terça-feira, dia 3 de Janeiro.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso Amarelo os distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal devido à previsão de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada, ondas de sudoeste com 4 metros e vento do quadrante sul, com rajadas da ordem dos 80 quilómetros, em especial na faixa costeira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+