Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Almaraz. PSD quer acção de Costa perante “desconsideração” de Espanha aos portugueses

30 dez, 2016 - 19:29

Construção de armazéns de resíduos nucleares gera polémica. Se o primeiro-ministro nada fizer, "Almaraz não está, nem nunca esteve, no centro das suas preocupações", diz o PSD.

A+ / A-
Almaraz provoca incidente diplomático. Portugal faz queixa de Espanha em Bruxelas
Almaraz provoca incidente diplomático. Portugal faz queixa de Espanha em Bruxelas

Veja também:


O PSD exigiu esta sexta-feira a intervenção do primeiro-ministro na decisão do governo espanhol sobre Almaraz, a 100 quilómetros da fronteira com Portugal, que, na prática, prolongará a vida da central nuclear mais 20 anos.

"Se o Estado português vê violados os seus direitos no plano da legislação europeia, alegadamente, de uma forma tão gritante, isso exige que a defesa do interesse nacional seja também ela protagonizada pelo seu representante executivo máximo: o senhor primeiro-ministro – o que não aconteceu até ao momento", veiculou o PSD, em comunicado do seu grupo parlamentar.

Para os deputados sociais-democratas, que defendem o encerramento de Almaraz, "se o ministro do Ambiente do Governo português foi desconsiderado pelo seu homólogo espanhol quando agia em representação do Estado Português", essa “desconsideração deve ser interpretada como sendo feita a todos os portugueses".

É perante essa “desconsideração” do ministro do Ambiente e também devido a posições passadas, em que "declarou peremptoriamente nada estar a fazer no sentido de pressionar o encerramento de Almaraz", que os deputados do PSD reclamam a intervenção de António Costa.

"Se esse quadro não se alterar somos forçosamente levados a concluir que, para o senhor primeiro-ministro, Almaraz não está, nem nunca esteve, no centro das suas preocupações", afirmam.

Para o PSD, só "tardiamente" o ministro do Ambiente decidiu "adoptar uma atitude mais actuante", mas "os passos que decidiu encetar se revelaram infrutíferos."

O PSD recorda que a central já ultrapassou o seu prazo de vida, de 30 anos, e terminou em 2011. O Governo espanhol aprovou uma prorrogação da sua operação até 2020.

"Ao longo deste tempo já foram reportados 89 incidentes nesta central, sendo que um dos últimos aconteceu em Junho deste ano, tendo na sua origem o sistema de refrigeração de um dos reactores", afirmam.

A situação foi agravada com "o licenciamento da construção de um armazém de resíduos nucleares que permita prolongar a vida útil desta central por mais 20 anos", frisam.

Portugal apanhado de surpresa

O Governo espanhol deu luz verde à construção do armazém para resíduos nucleares na central de Almaraz.

Portugal manifestou a Espanha a sua surpresa perante a decisão, pediu esclarecimentos e chamou o Encarregado de Negócios da Embaixada de Espanha em Lisboa ao Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Os Verdes querem explicações de Matos Fernandes no Parlamento. O PEV apresentou a 6 de Dezembro um requerimento a pedir uma audição com o ministro do Ambiente sobre este assunto, aprovado por unanimidade e que aguarda a marcação de data, mas, com este desenvolvimento, resolveu pedir urgência.

Central nuclear de Almaraz: uma "bomba atómica" na margem do Tejo
Central nuclear de Almaraz: uma "bomba atómica" na margem do Tejo
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • pinguim
    31 dez, 2016 lisboa 00:04
    Esta situaçãod e Almaraz não é nova e embora nao perceba porque é que nunca ninguém fez nada, vale mais tarde do que nunca. Se ja viram o programa dos espanhois que trbalham na central e que aoanharam doenças horiveis, percebam qu estamos perante um problema gravissimo que atravessa fronteiras. é preciso estudar bem este assunto com peritos que o percebam bem, porque quando aquilo rebentar vai tanto dar cabo dos espanhois como dos portugas num raio de x km. E acreditem que vai acontecer uma coisa má com Almaraz! pf. ninguém fique indiferente!
  • Barsanulfo
    30 dez, 2016 alcains 21:43
    Poderoso, enérgico este (ex)PSD. Entretanto, podem mandar a mariazinha sawp a Berlim, ajoelhar ao lado da cadeira do tipo das rodinhas, fazer a foto de família, render vassalagem e homenagem, deixar votos de bom ano, e regressar para o regaço do Messias de Massamá, para juntos, aguardarem a chegada do diabo!
  • De Mattos Sébastien
    30 dez, 2016 Ortiga-Portugal 20:27
    RIO TEJO-ALMARAZ E A RECÉM NOVA INDIGNAÇÃO DA CLASSE POLITICA ..LEIA A MINHA CARTA ENVIADA PARA TODA A CLASSE POLITICA PORTUGUESA E QUE DESPOLETOU A INDIGNAÇÃO DO SENHOR MINISTRO DO AMBIENTE.. no dia 28-12.(não a carta em si, claro, mas sim a prepotência e etc dos amigos espanhóis).(e agora parece que começou a cascata da indignação com a bola de neve!...falando desde já o snr Zorrinho, a Quercus e a Zero, o PEV, mas estarão mais uns poucos na bicha para falarem.....) ...Embora não seja meu feitio e principio mas a carta que despoletou isto foi então enviada por mim e decidi publicá-la no meu blog. Pode-se tornar num doc histórico face à inércia e inabilidade deste Governo . Além desta, já anteriormente tinha alertado para esta possibilidade e que o nosso Governo teria de ser mais pressionante. Idem, idem para o anterior, pois não actuo em função das cores partidárias. Lamento algumas palavras que escrevi na carta,e até mesmo aqui atrás, pois este snr Ministro do Ambiente até nem tem estado assim tão mal.! Pois, normalmente evito-as e evito igualmente publicar docs que costumo enviar para o Governo. Ver link abaixo já publicado no no blog. ...<...Ao cuidado do Senhor Ministro do Ambiente e Secretários de Estado Com conhecimento ao Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros e Secretários de Estado Com conhecimento ao Senhor Presidente da República Assembleia da República e Grupos Parlamentar https://sos-riotejo.blogspot.pt/2016/12/carta-enviada-28-de-dezembro-de-2016.html

Destaques V+