Tempo
|
Euranet
Grande Reportagem
A+ / A-
Arquivo
Grande Reportagem Euranet- A UE como factor de estabilidade e paz na Europa (27/12/2016)

grande reportagem euranet

UE como factor de paz e estabilidade na Europa

27 dez, 2016


​Numa altura em que se questiona a viabilidade da União Europeia, olhamos para a História do pós-Segunda Guerra e avaliamos a importância que UE teve para tornar a Europa uma zona livre de guerras durante mais de meio século.

Numa reportagem do correspondente da Renascença em Bruxelas, Vasco Gandra, podemos ouvir uma entrevista a um historiador frente ao edifício da sede da Gestapo em Bruxelas, fazemos uma visita ao campo nazi de Breendonk, hoje um Memorial onde foi entrevistado o conservador. Olhamos, ainda para uma perspectiva histórica da União Eurpeia como projecto de paz através do olhar de Margarida Marques, Secretária de Estado dos Assuntos Europeus. Ouvimos a opinião crítica da Amnistia Internacional em relação a algumas políticas da UE (nomeadamente na defesa dos direitos humanos, dos refugiados e da venda de armas) e damos voz a dois eurodeputados portugueses de campos opostos. Paulo Rangel (PSD) e Marisa Matias (Bloco de Esquerda) dão a sua opinião sobre o futuro da Europa e a paz (um mais optimista, outro mais céptico).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.