Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Avião militar russo cai com 92 pessoas a bordo

25 dez, 2016 - 09:17

Entre os passageiros estava um grupo de músicos que iria dar um concerto de Ano Novo na Síria para os militares russos. No aparelho seguiam ainda vários jornalistas dos principais canais de televisão.

A+ / A-

Um avião militar que tinha como destino a Síria caiu no mar Negro com 92 pessoas a bordo, segundo informou o Ministério da Defesa da Rússia.

Os destroços foram localizados no mar, a uma profundidade entre os 50 e os 70 metros. Em declarações citadas pela agência Reuters, o major-general Igor Konashenkov avançou que não há sobreviventes deste acidente.

O aparelho, modelo Tupolev-154, com 83 passageiros e oito tripulantes, tinha descolado do aeroporto de Sochi, zona balnear do Mar Negro, e dois minutos depois desapareceu dos radares. O Tu-154 procedia de Moscovo e tinha feito escala no aeroporto de Sochi para reabastecer.

Entre os passageiros a bordo estava um grupo de músicos do coro do Exército Vermelho que iria dar um concerto de Ano Novo na Síria para os militares russos e vários jornalistas dos principais canais de televisão.

Quatro barcos, quatro helicópteros, um avião e um drone foram enviados para fazer buscas na zona.

O presidente do Conselho da Federação para a Defesa e Segurança, Viktor Ozerov, declarou que não há nenhuma hipótese de ter sido um atentado, apontando falha técnica ou erro humano como causas do acidente.

"Eu nem considero a hipótese de um atentado. É um avião do Ministério da Defesa, estava no espaço aéreo da Federação da Rússia, tal cenário não é possível ", afirmou Ozerov.

O Presidente russo, Vladimir Putin, declarou segunda-feira dia 26 um dia de luto nacional na Rússia como homenagem da nação russa às vítimas desta tragédia.

O Presidente sírio, Bashar Al-Assad, enviou uma mensagem de condolências ao seu homónimo russo.

A chanceler alemã, Angela Merkel, também endereçou condolências ao Presidente russo pela queda do avião Tu-154.

[Notícia actualizada às 17h00]


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joana Ferrer Antunes
    25 dez, 2016 Lisboa 12:44
    A perda destas vidas inocentes, independentemente de serem conhecidas ou não, é motivo de grande tristeza. Mas não posso negar que me sinto profundamente penalizada com o desaparecimento do magnífico Coro Alexandrov. Só quem nunca os ouviu pode ficar indiferente a esta notícia. Tenho a felicidade de ter dois CD´s deste Coro e nunca ouvi, até hoje, um desempenho tão belo de um coro de poderosas vozes masculinas como aquele que os mesmos alcançavam. Paz às suas Almas!
  • jorge madureira
    25 dez, 2016 Matosinhos- Portugal 11:34
    Considerado o avião o meio de transporte mais seguro, no entanto deixa sempre esta amargura, de dezenas de vidas perdidas de um momento para o outro, independemente de serem musicos, politicos militares os cidadadãos comuns...há que averiguar pelo menos as causas desta tragédia.
  • Vasco
    25 dez, 2016 Santarém 11:33
    Há que lamentar a morte de todos quantos seguiam a bordo mas lá se foi também um pouco da propaganda russa nesta guerra carnificina de que estes fazem parte além de outros e todos eles pretendendo fazerem-se passar por salvadores da situação.
  • Mafurra
    25 dez, 2016 Lisboa 11:28
    Era o coro do exército russo. O exército vermelho já era. E a Rádio Renascença é tão "fascista" como tu és comunista. Queres ser comunista, e os outros não podem ser de direita. São logo apelidados de "fascistas". E tu não és social-fascista ?
  • 25 dez, 2016 10:46
    Grupo de músicos??! Era o coro do Exército Vermelho! A renascença continua fascista depois destes anos todos?
  • juzze do vale
    25 dez, 2016 Porto 10:09
    "No aparelho seguiam ainda e vários jornalistas dos principais canais de TV.".....expliquem-se melhor..obrigado

Destaques V+