Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ONU. Palestina fala em “forte bofetada” e Israel rejeita "vergonhosa resolução"

23 dez, 2016 - 22:13

Resolução, que exige o fim imediato da colonização em territórios palestinianos, foi aprovada graças à abstenção dos EUA.

A+ / A-
ONU. Palestina fala em “bofetada”, Israel rejeita "vergonhosa resolução"
ONU. Palestina fala em “bofetada”, Israel rejeita "vergonhosa resolução"

“Vergonhosa resolução”. “Forte bofetada”. Duas reacções dos dois lados do conflito israelo-palestiniano à votação da ONU. O Conselho de Segurança aprovou uma resolução que exige o fim da construção de colonatos judeus nos territórios ocupados na Cisjordânia.

Para o Presidente palestiniano a resolução é um voto de apoio à solução de dois estados no Médio Oriente.

"A resolução do Conselho de Segurança é uma bofetada na política israelita. É uma condenação internacional absoluta, unânime, dos colonatos e um voto de apoio à solução de dois estados", disse Mahmud Abbas, em comunicado, difundido pela agência oficial Maan.

O secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Saeb Erekat, indicou que a resolução aprovada é uma "mensagem clara" contra a ocupação e os colonatos judeus.

"Esta é uma mensagem clara da comunidade internacional que, independentemente do que o Governo israelita faça, os colonatos do território ocupado são ilegais", afirmou Erekat.

"Israel rejeita a vergonhosa resolução"

Israel já garantiu que não vai cumprir a resolução aprovada esta sexta-feira pelo conselho de segurança da ONU.

"Israel rejeita a vergonhosa resolução da ONU anti-Israel e não está de acordo", informa o gabinete do primeiro-ministro israelita.

No comunicado, Benjamin Netanyahu salienta que, como o "conselho de segurança não faz nada para parar o massacre de meio milhão de pessoas na Síria, conspira contra a única verdadeira democracia do Médio Oriente, Israel, e qualifica o Muro das Lamentações [lugar mais sagrado do judaísmo] como um 'território ocupado", disse.

Netanyahu anunciou, entretanto, “uma série de medidas diplomáticas” contra a Nova Zelândia e o Senegal que foram dois dos quatro países que avançaram com a resolução votada. Por exemplo, os embaixadores nos dois países vão ser chamados a Israel “de imediato” “para consultas”.

Numa decisão histórica, os Estados Unidos abstiveram-se, em pleno Conselho de Segurança das Nações Unidas, na votação de uma resolução que exigia o fim da construção de colonatos judeus nos territórios ocupados na Cisjordânia.

O documento, apresentado por Nova Zelândia, Malásia, Venezuela e Senegal, um dia depois do Egipto ter retirado a sua proposta, recebeu 14 votos a favor e a abstenção norte-americana, a que se seguiu uma salva de palmas.

[Notícia actualizada às 9h30]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alexandre Sousa
    05 abr, 2017 Varginha 00:35
    Documentos mais antigos davam todo o oeste do jordão aos judeus. Se estiver correto, nunca houve territorios palestinos á oeste do jordão . A jordania que fazia parte da palestina foi entregue ilegalmente á um principe arabe protegido dos britanicos. Os jordanianos não eram dali e vieram junto com esse principe destronado não lembro onde neste momento.
  • Josh
    27 dez, 2016 Porto 09:55
    Pena que nao publiquem todos os comentarios mas estes senhores da Palestina que reivindicam tudo, podem cantar agora mas choram depois. Primeiro devem entender se formar um so grupo digno de um Governo legal e democratico com direito a eleicoes e liberdade entre eles. Depois respeitar a comunidade internacional e sentar se a mesa sem desentendimentos, com seriedade e civilizados , para negociacoes
  • Josh
    27 dez, 2016 Porto 09:50
    O ultimo a rir, e o que ri melhor!
  • Janio
    25 dez, 2016 17:17
    Esse tal de Obama realmente foi um calça frouxa mas com Trump, vai ser outra história totalmente , e a onu defensora de terrorristas, e a não sabe com quem ta mexendo, pois quem mexe com Israel, mexe com o próprio Deus, e quem mexe com Deus, sofrerá as consequencias.
  • Ceifador de Taquáras
    24 dez, 2016 Taquáras 11:06
    O mundo global está completamente enganado, quanto à guerra entre os Muçulmanos e Israel, sejam eles palestinianos ou não. Israel é atacado porque para o árabe Israel representa a terra de JESUS CRISTO O FILHO DE DEUS, Assim como atacam a Europa porque o povo se identifica, ou identificou com o mesmo Jesus Filho de Deus. O Ocidente secularizado, já hoje, ataca também Israel, porque já não aceita Cristo, antes combate-o. A onu, com letra pequena, de forma oculta prepara um exercito global para atacar Israel, quando este exercito alcançar o Vale de Israel (vale fértil entre Haifa e proximidades do vale do Jordão) será aniquilado pelo pequeno David, cantando este de galo. O exercito invasor se dividirá. Atacará a Europa descristianizada imoral pronta para o sacrifício. Se ler as mensagens do profeta Bento da Conceição encontrará uma explicação clara e elucidativa de todos estes acontecimentos, que nos deixam perplexos, pesquise o Youtube, tem tudo.

Destaques V+