Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA. Clinton teve mais 2,9 milhões de votos que Trump

22 dez, 2016 - 01:15

Já Donald Trump teve a maioria no Colégio Eleitoral, que é quem decide o vencedor.

A+ / A-

Os dados são agora oficiais e finais. A candidata presidencial Hillary Clinton foi a derrotada com mais votos na história das eleições dos Estados Unidos.

Clinton teve 65.844.954 votos, mais 2.9 milhões de votos que o Presidente eleito, Donald Trump (62.979.879).

A candidata democrata teve mais 2,1% de votos, segundo as estatísticas do US Elections Atlas.

No entanto, no regime eleitoral norte-americano não é o voto popular que decide o inquilino da Casa Branca. Nos Estados Unidos a decisão está nas mãos do Colégio Eleitoral e aí Trump teve a maioria dos votos e conseguiu 270 votos.

Nas eleições presidenciais norte-americanas, o voto dos eleitores é indirecto e vai para um Colégio Eleitoral, solução estabelecida na Constituição dos Estados Unidos e na 12.ª Emenda, adoptada em 1804.

O Colégio é constituído por delegados representativos dos 50 estados norte-americanos, e da capital federal, Washington, que conta com três "grandes eleitores". Cada estado federal tem direito a um determinado número de "grandes eleitores", distribuição que depende da população do estado e da sua representatividade, no Congresso norte-americano.

Donald Trump será empossado a 20 de Janeiro, numa cerimónia pública junto ao edifício do Capitólio, em Washington. Os norte-americanos foram chamados às urnas a 8 de Novembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JL
    22 dez, 2016 Lisboa 22:25
    Bom. E perante o anúncio fresquíssimo de que quer Trump, quer Putin pretendem reforçar os respectivos arsenais nucleares, estamos bem, não é verdade?! Vá, fervorosos defensores destes dois senhores! Pronunciem-se. Nós gostamos de ler os vossos sábios e elevadíssimos comentários.
  • JL
    22 dez, 2016 Lisboa 21:45
    Infelizmente, já não há campanha que evite que o Sr. Trump se torne presidente dos EUA. Cumpre aqui registar que a "elevação" das afirmações proferidas pelo senhor, ao longo do tempo, é aqui abundantemente acompanhada por idêntica "elevação" dos seus apoiantes. Na verdade, os comentários de alguns falam por si.
  • Otário cá da quinta
    22 dez, 2016 Coimbra 16:00
    Daqui por mais uns dias, o TRUMP ganhou as eleições mas sem votos !!!!!!!!!!!!!!
  • Jose Carlos Fonseca
    22 dez, 2016 Maia 12:50
    Ainda por cima são mentirosos. Nem confirmam os números. Trump tinha à partida 306 grandes eleitores e apenas dois não votaram nele. Portanto 304 e não 270. Mas o engraçado é que 5 se recusaram a votar na Clinton.
  • j
    22 dez, 2016 a 10:13
    Os do politicamento correcto , vão ter que gramar o Trump para aprenderem a lição de um povo que sabe votar e ganhar eleições.
  • Fausto
    22 dez, 2016 Lisboa 09:58
    Não há mais...para dizer nada...
  • 22 dez, 2016 09:44
    ... e a Renascença continua a bater no ceguinho ... os candidatos não sabiam as regras ? Vasco
  • Manuel
    22 dez, 2016 lisboa 09:18
    Está montada uma campanha vergonhosa para evitar que TRUMP seja o novo presidente dos americanos. Os americanos de bom senso preferem o TRUMP na casa branca que uma galinha de cara borrada e ainda por cima cornuda.
  • Viva!
    22 dez, 2016 lisboa 03:10
    E o pai natal existe!:)

Destaques V+