Tempo
|
A+ / A-

Assad. “Retomada de Alepo é tanto uma vitória da Rússia e do Irão como da Síria”

22 dez, 2016 - 11:45

Mais de quatro mil combatentes foram evacuados do leste da cidade, segundo um acordo supervisionado pela Cruz Vermelha e pelo Crescente Vermelho Árabe Sírio.

A+ / A-

O presidente sírio, Bashar al-Assad, disse na quinta-feira que a retomada da cidade de Alepo, no norte do país, foi tanto uma vitória para os seus aliados russos e iranianos como para o seu próprio país.

Os sucessos neste campo de batalha foram um "passo fundamental no caminho para acabar com o terrorismo em todo o território sírio e criar as circunstâncias certas para uma solução para acabar com a guerra", sublinhou.

A Força Aérea Russa realizou centenas de ataques que pulverizaram partes de Alepo, mantidas pelos rebeldes, enquanto as milícias apoiadas pelo Irão, lideradas pela milícia libanesa Hezbollah, enviaram milhares de combatentes para combater os rebeldes ao longo das principais linhas da frente da cidade.

O último grupo de civis e rebeldes escondido num pequeno enclave deve sair nas próximas 24 horas, com o exército e seus aliados a retomarem assim a totalidade da cidade.

Mais de quatro mil combatentes foram evacuados do leste de Alepo para zonas controladas pela oposição, segundo um acordo entre as partes em conflito supervisionado pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha e pelo Crescente Vermelho Árabe Sírio, disse o CICV na quinta-feira.

"Durante a noite entre quarta-feira e quinta-feira, numa das últimas etapas da evacuação, mais de quatro mil combatentes foram evacuados em carros particulares, vans e ‘pick-ups’ do leste de Alepo, de acordo com o acordo alcançado entre as diferentes partes”, disse a porta-voz do CICV, Krista Armstrong.

No total, cerca de 34 mil pessoas foram evacuadas do distrito numa operação de uma semana, dificultada pela neve e pelo vento, acrescentou.

"A evacuação continuará durante todo o dia e noite, e provavelmente amanhã [sexta-feira], também. Milhares de pessoas devem ainda ser evacuadas", disse Armstrong.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+