Tempo
|
A+ / A-

​Morais Sarmento admite apoio a Cristas, mas critica processo

20 dez, 2016 - 20:22

PSD deve apresentar rapidamente uma solução para as autárquicas em Lisboa, defende o comentador social-democrata. No programa Falar Claro, da Renascença, Sarmento diz que o comportamento do seu partido tem sido “autofágico”.

A+ / A-

Nuno Morais Sarmento admite que o PSD venha a apoiar a candidatura autárquica de Assunção Cristas a Lisboa, mas avisa que esse apoio não pode ser visto como uma solução de recurso. No programa Falar Claro da Renascença, onde é comentador habitual, o antigo ministro e dirigente social-democrata criticou a forma como o seu partido tem conduzido o processo autárquico.

“O PSD tem tido um comportamento absolutamente autofágico neste processo, ao tratar desta forma e na discussão pública um tema que só faz sentido que seja tratado na reserva da relação entre os dois partidos”, afirmou Morais Sarmento, para quem este processo “nasceu do tecto para o chão e não do chão para o tecto”.

Para Morais Sarmento, o apoio do PSD à candidatura de Assunção Cristas será sempre uma “relativa surpresa” se acontecer, pela forma como todo o processo tem vindo a decorrer.

“Não vejo que exista algum obstáculo de princípio a que o PSD apoie uma candidatura do CDS à Câmara de Lisboa, mas, para que isso aconteça, tem de ser justificado e desejado pelos dois partidos e nunca surgir como uma solução de recurso ou de mal menos”, afirmou no programa Falar Claro, onde, ainda assim, admitiu que o “PSD tem militantes que podem encabeçar uma candidatura à Câmara de Lisboa”.

A “candidatura natural” seria a de Pedro santana Lopes, o que para Morais Sarmento justifica que o PSD tenha aguardado durante algum tempo. Mas, enquanto aguardava, o partido deveria de, ao mesmo tempo, ter considerado outras alternativas.

Agora, “o calendário ideal para o PSD é apresentar uma candidatura tão cedo quanto possível”, seja uma candidatura própria, seja o apoio a outro candidato.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nuno
    02 jan, 2017 Magoito 08:18
    Apoiado
  • Amélia Martins
    21 dez, 2016 Lisboa 17:01
    O PSD não deve apoiar a candidatura da Dra. Assunção Cristas, deve sim nomear um candidato, que não tenha receio de ir a votos, dado que é um dos maiores partidos democráticos, com elevada % em Lisboa. Obrigada
  • Reivax
    21 dez, 2016 Algures - Minho 08:36
    E uma vergonha que Pedro P.C. guiando um Ferrari de 2ª ou 3ª mão, que mesmo assim é um Ferrari, se deixasse ultrapassar por um Fiat 500 conduzido por uma teen-ager. Dorminhocos.
  • rosinda
    20 dez, 2016 palmela 22:49
    o sarmento e a rtp estao a ser criticados no facebook de paulo morais esta situaçao deixa as pessoas incredulas!
  • Luis
    20 dez, 2016 Lisboa 21:28
    Este quer estar com um pé num lado e com o outro noutro. Muito gosta esta gente de estar contra fazendo de conta que não está. Sabem que o mundo dá muita volta e como estão sempre disponiveis para qualquer tacho que apareça de um momento para o outro não se podem comprometer muito com nada nem com ninguém. A parasitagem no seu melhor.

Destaques V+