Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Criminalidade diminui na rua, mas aumenta na internet

19 dez, 2016 - 07:48

No total foram participados 248.000 crimes, dos quais 13.000 foram violentos. Este ano, entrou em funcionamento a Unidade de Combate à Cibercriminalidade da PJ.

A+ / A-

Veja também:


A criminalidade geral volta a descer, mas a internet tornou-se o palco preferido dos criminosos, que utilizam este mundo menos policiado para levarem a cabo extorsões (sobretudo, de cariz sexual), burlas, sabotagem e vários crimes informáticos.

A informação consta do Relatório de Análise da Criminalidade Participada e é avançada esta segunda-feira pelo “Diário de Notícias”.

Entre Janeiro e Setembro, houve mais 1.200 participações de burlas através da internet (num total de 6.800) do que em igual período de 2015. A chantagem registou mais 150 participações, num total de 360.

Para fazer face ao aumento dos crimes cibernéticos, a Polícia Judiciária criou a Unidade de Combate à Cibercriminalidade, que entrou em funcionamento em Novembro e substitui a Unidade Nacional da Investigação da Criminalidade Informática, criada em 2015 pelo Governo PSD/CDS-PP.

Nas ruas, por outro lado, a criminalidade está em queda, com menos 6,5% de participações. A criminalidade violenta também está a descer, tendo registado menos 10,5% participações do que em igual período do ano passado (de Janeiro a Setembro).

Neste tipo de criminalidade predominam os jovens entre os 20 e os 25 anos, seguidos da faixa etária entre os 16 e os 19.

Segundo o relatório, 248 mil crimes foram participados às autoridades até ao final do 3.º trimestre deste ano, dos quais 13 mil foram violentos.

Segundo o DN, estes dados do Relatório de Análise da Criminalidade Participada já terão sido discutidos pelos chefes máximos das polícias, no início do mês.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+