Tempo
|
A+ / A-

Síria. Mais de 10 autocarros já deixaram Alepo

18 dez, 2016 - 22:45

Processo de evacuação esteve suspenso várias horas depois de vários autocarros terem sido atacados.

A+ / A-
Rebeldes queimam autocarros que iam evacuar aldeias na Síria
Rebeldes queimam autocarros que iam evacuar aldeias na Síria

Foi retomada por volta das 21h00 (hora portuguesa) a evacuação de civis no leste de Alepo, na Síria). A informação foi confirmada por fonte das Nações Unidas à agência Reuters.

De acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, pelo menos 10 autocarros saíram das cidades de al-Foua e Kefraya às primeiras horas desta segunda-feira.

Antes, cinco autocarros (confirmados pela Cruz Vermelha), juntamente com uma ambulância transportaram 350 pessoas “da zona leste de Alepo, dos bairros sitiados", indicou Ahmad al-Dbis, chefe de uma unidade de médicos e de voluntários que coordenam a evacuação junto a Khan al-Assal, território rebelde a oeste da metrópole.

A operação de evacuação esteve suspensa durante várias horas devido a rebentamentos e incêndios em áreas controladas pelos rebeldes que se opõem ao regime de Bashar Al-Assad.

Pelo menos seis autocarros que se destinavam a resgatar os doentes e feridos das duas aldeias dominadas pelo governo sírio na província de Idlib foram incendiados pelos rebeldes.

Os autocarros viajavam para Foah and Kefraya, que se encontram sob cerco dos rebeldes. Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, há seis autocarros que foram incendiados. Os media ligados ao governo sírio dizem que as viaturas foram atacadas por terroristas armados.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aceitou um projecto de resolução que permite a monitorização da ONU na evacuação de Alepo na Síria.


[Notícia actualizada às 7h00 de segunda-feira]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+