Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Embaixador russo na Turquia morto a tiro. Atirador é um polícia

19 dez, 2016 - 16:31

O embaixador Andrei Karlov foi baleado durante um discurso numa galeria de arte. Outras três pessoas ficaram feridas. O atirador é um agente da polícia turca que trabalhava em Ancara.

A+ / A-
Embaixador russo abatido por polícia turco
Embaixador russo abatido por polícia turco

O embaixador da Rússia na Turquia morreu esta segunda-feira depois de ter sido baleado na capital turca, Ancara. Andrei Karlov ficou inicialmente gravemente ferido, acabando por morrer na sequência os ferimentos.

O atirador, que foi filmado e fotografado no local por testemunhas, terá gritado: "Não se esqueçam de Alepo, não se esqueçam da Síria", segundo a BBC, utilizando também a expressão "Allahu Akbar" (Deus é Grande) e falando turco e árabe.

O atirador é um agente da polícia turca anti-motim, que trabalhava em Ancara, avança o Ministério do Interior. Foi identificado como Mevlut Mert Aydintas, de 22 anos, que trabalhou para a polícia de choque da capital durante dois anos e meio. A informação foi oficializada pelo próprio Presidente turco, Tayyip Erdogan,numa mensagem vídeo enviada à imprensa turca.

Erdogan condenou o ataque e diz que já concordou com o Presidente russo, Vladimir Putin, que o ataque se trata de uma "provocação". "A nossa cooperação e solidariedade na luta contra o terrorismo deve ficar ainda mais forte", afirmou.

De acordo com a televisão turca NTV, o atirador foi morto no confronto que se seguiu com a polícia, o que atrasou a assistência ao embaixador, que teve de esperar pela resolução da situação.

A televisão estatal turca avançou ainda que o embaixador foi levado de imediato para o hospital, informação confirmada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

O tiroteio ocorreu numa galeria de arte, onde o embaixador Andrei Karlov estaria a falar perante uma pequena audiência.

O site inglês do jornal “Hurriyet” disse que o embaixador Andrei Karlov foi baleado durante um discurso e que as forças especiais turcas cercaram o edifício. A NTV disse que outras três pessoas ficaram feridas.

Uma fotografia publicada no Twitter mostra um homem de fato preto a segurar uma pistola, de pé, perto de um pódio na galeria, além de quatro pessoas, incluindo o que parecia ser o embaixador, deitadas no chão.

Do lado turco da fronteira com a Síria, há mais de dois milhões sírios actualmente refugiados. A Turquia tem sido um firme opositora do Presidente Bashar al-Assad, enquanto a Rússia mobilizou tropas e força aérea para apoiar o líder sírio.

Não ficou imediatamente clara a identidade do atirador. Existem militantes do autoproclamado Estado Islâmico activos na Turquia que já reivindicaram vários ataques com bombas contra alvos turcos. Este ataque não foi imediatamente reivindicado por qualquer organização.

O adido de imprensa da embaixada turca em Washington, Fatih Öke, escreveu no Twitter, aparentemente antes de se saber da morte do diplomata russo: "A bala que atingiu o Embaixador Karlov não o atingiu apenas a ele. Alvejou também as relações entre a Turquia e a Rússia. Estamos a rezar pela sua saúde e pela paz".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nuno
    19 dez, 2016 Lisboa 22:13
    Bolas! O embaixador deveria ter segurança pessoal de agentes da embaixada, o risco do sucedido era previsível . Bolas !
  • neo
    19 dez, 2016 Évora 21:11
    Carrega Putin, acaba com essa corja toda, arrasa esses bandidos.
  • Pinto
    19 dez, 2016 Custoias 20:52
    Essas regiões são explosivas.
  • Nuno
    19 dez, 2016 Lisboa 20:08
    Mais uma estupidez humana a lamentar, não é assim que se resolvem os problemas na Síria. E escreve-se "Ankara". Que mania de mudar o nome às cidades.
  • Marcos
    19 dez, 2016 viseu 18:41
    Deverira ter vindo aqui ao parlamento. Aqui tambem e necessaria uma limpeza!!!!
  • Liberdade
    19 dez, 2016 Mundo 18:10
    Anda muita gente a ver filmes do 007. Só que isto é a vida real. Que ninguém tome medidas. Quando tal isto é uma festa. Sanções e idênticos não resolvem nada. Lamentável este tipo de atitudes.
  • António Rebelo.
    19 dez, 2016 Castelo Branco 17:28
    Isto torna-se difícil de comentar uma vez que Turquia tem re eldes sírios no seu território.
  • rosibnda
    19 dez, 2016 palmela 17:24
    Neste caso nao lhe serviu de nada a tal imunanidade diplomatica!
  • Borda d'Agua
    19 dez, 2016 Lisboa 17:20
    Isto deve ser por causa do novo acordo ortográfico em nenhum momento é referido o termo "atentado" ou "terrorista" ou "terrorismo"... É apenas um "atirador"... enfim coisas e duplicidades...
  • teresa
    19 dez, 2016 17:18
    This is a clear provocation against Russian, Obviously somebody is working really hard against peace in Aleppo and Syria and in world.

Destaques V+