Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Geringonça” e “campeão” lideram lista de preferências para a Palavra do Ano

14 dez, 2016 - 11:04

A votação prossegue até ao final do mês, e a palavra vencedora será conhecida no dia 4 de Janeiro.

A+ / A-

Os vocábulos “geringonça” e “campeão” lideram a lista de preferências dos internautas para a Palavra do Ano, cuja escolha se iniciou no passado dia 1, informa promotora do concurso.

A votação prossegue até ao final do mês, e a palavra vencedora será conhecida no dia 4 de Janeiro próximo, às 10h30, numa cerimónia a realizar na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures.

“Duas semanas após o início da votação, há duas palavras que se destacam: ‘geringonça’ e ‘campeão’, com ‘brexit’ por perto, seguidas por ‘presidente’, ‘racismo’, ‘turismo’ e ‘empoderamento’”, afirma em comunicado a Porto Editora, que lançou esta iniciativa em 2009.

“As palavras ‘humanista’, ‘parentalidade’ e ‘microcefalia’ ocupam os últimos lugares da votação”, lê-se no mesmo documento.

Até terça-feira à noite, registaram-se 15.000 participações, disse à agência Lusa fonte editorial.

A eleição da Palavra do Ano, na sua oitava edição, "já faz parte do calendário dos portugueses, tal a curiosidade que desperta e a participação crescente nas votações, na ordem das dezenas de milhares, apesar de se fazer exclusivamente 'online'”, disse à Lusa fonte da editora.

As palavras eleitas nas edições anteriores foram “esmiuçar” (2009), “vuvuzela” (2010), “austeridade” (2011), “entroikado” (2012), “bombeiro” (2013), “corrupção” (2014) e “refugiado” (2015).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui
    04 jan, 2017 Lisboa 11:24
    LAULO uma geringonça é uma carroça, veículo, que anda toda desengonçada, a palavra sempre foi utilizada nesses termos e não para chamar "cigano" ao Paulo portas.
  • Laulo Baptista
    15 dez, 2016 Caldas da Rainha 15:45
    SE ainda ficaram com dúvidas pelo texto que deixei , vou deixar outro significado de GERINGONÇA para tirar todas as dúvidas , porque quem usou pela primeira vez no parlamento a palavra decerto que não sabia o que estava a dizer e o que significava . DICCIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUEZA - Eduardo FARIA - 2ª EDIÇÃO -III TOMO P, 415 ANO 1852. GERINGONÇA :- Gíria, linguagem inventada por ladrões para comunicarem entre si sem serem entendidos pela mais gente ; linguagem ininteligível, bárbara, corrupta, algaravia, germania, de ciganos ; singularidade na elocução ; facilidade de fallar sem pensar : exemplo «Não vos deixeis fascinar pela geringonça, scientifica dos materialiastas ; a anályse não encontra nella uma única verdade » Palissot. «Um homem de senso aprende dificilmente a geringonça da moda, dos espectáculos, e a que usam os supostos oráculos das belas-artes».Pope . »A Geringonça florida da galanteria está muito mais distante do verdadeiro sentimento do que o estylo mais simples » J.J. Rosseau. Escrita reproduzida do texto de meados do séc. XIX . Penso que a minha contribuição é a suficiente para ajudar , porque eu também não sabia o verdadeiro significado da GERINGONÇA.
  • Laulo Baptista
    14 dez, 2016 Caldas da Rainha 17:09
    GERINGONÇA - DICCIONÁRIO THEZOURO DA LINGUA PORTUGUEZA DE 1873 - de Dr. Frei Domingos Vieira «5 volumes» texto e significado : geringonça, s.f. Linguagem particular e convencional dos ciganos e ladrões para não serem entendidos. figuradamente: O que é complicado o difícil de entender .Fallar em Geringonça ; em linguagem de gíria, obscura, e ininteligível. Figurada e popularmente : Cousa ridícula e exótica, que não é possível descrever, nem explicar . OBS Reproduzido da ortografia da época .
  • jornalismo
    14 dez, 2016 port 16:05
    De provocação! Poderiam ter-se lembrado de acrescentar mais umas palavras com austeridade, confisco, piegas, emigração, empobrecimento, farsola, etc, etc.
  • geringoça
    14 dez, 2016 lx 15:59
    Algo engenhoso e de grande utilidade! Quanto à dita não há duvida que funciona mesmo e bem!
  • Mafurra
    14 dez, 2016 Lisboa 12:22
    Também votaria em "GERINGONÇA" não fosse o pedido de me enviarem mais lixo para a caixa de mails.
  • Carlos Augusto
    14 dez, 2016 Lisboa 12:01
    Mais uma campanha de intoxicação política por parte do jornalismo partidário?
  • Portas
    14 dez, 2016 Caldas 11:48
    Acrescentem "CARANGUEJOLA" (muito falada também este ano)!
  • AM
    14 dez, 2016 Lisboa 11:47
    Posso votar? Voto "Bombeiro", porque somos todos bombeiros... Os outros, que são certificados, esses, são os nossos Bombeiros.

Destaques V+