Tempo
|
A+ / A-

Papa diz “não à destruição, sim à paz. Sim à gente de Alepo e da Síria”

11 dez, 2016 - 12:15

Francisco diz que todos os dias está “próximo da gente de Alepo, sobretudo pela oração”.

A+ / A-
Papa diz “não à destruição, sim à paz. Sim à gente de Alepo e da Síria”
Papa diz “não à destruição, sim à paz. Sim à gente de Alepo e da Síria”

O Papa deixou este domingo um apelo ao fim das hostilidades na Síria e uma mensagem especial aos habitantes da cidade sitiada de Alepo.

Durante a celebração do Angelus, no Vaticano, Francisco disse que todos os dias está “próximo da gente de Alepo, sobretudo pela oração”.

Milhares de civis estão bloqueados na zona oriental da cidade. São alvo de bombardeamentos das forças governamentais que tentam expulsar os rebeldes.

Numa altura em que são muitos os apelos internacionais a um cessar-fogo, o Papa afirma que “não nos devemos esquecer que Alepo é uma cidade e que lá existe gente: famílias, crianças, idosos, pessoas doentes”.

“Infelizmente, já nos habituámos à guerra e à destruição, mas não podemos esquecer que a Síria é um país cheio de história, de cultura e de fé. Não podemos aceitar que isto seja negado pela guerra, que é o cúmulo de abusos e falsidades. Faço um apelo para que todos se empenhem a favor de uma opção de civilização: não à destruição, sim à paz, sim à gente de Alepo e da Síria”, apelou Francisco.

O Papa também pediu orações pelas vítimas dos ataques terroristas deste fim-de-semana em vários países, como a Turquia ou o Egipto.

"Diferentes são os locais, mas única é a violência que semeia morte e destruição e também é única a resposta: fé em Deus e unidade nos valores humanos e civis", salientou Francisco.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Leonel Costa
    11 dez, 2016 Belas 19:41
    É uma pena o Papa Francisco não ter ouvido à muito tempo a freira cristão irmã Guadalupe porque assim sabia que os chamados "Rebeldes" de Allepo afinal não passam de criminosos e mercenários apoiados pela CIA e que agora se estão a valer dos civis e a usá-los como escudos para não serem executados como merecem. Deixem a cidade e lutem em campo aberto não se escondam atrás de civis. Como diria a CIA agora são danos colaterais e não se pode chorar por terroristas que estão a ser a bem ou mal completamente dizimados pelo mal que fizeram à Síria. Bandidos a soldo da CIA e dos interesses dos falcões dos EUA. Começa-se a dizer que este Papa Francisco vai-se embora dentro de um ano. Na verdade começou bem e combateu os ladrões que havia dentro da própria Igreja mas já está nas mãos da CIA e ele sabe disso por isso deseja afastar-se. Criminosos da CIA são demasiados fortes para ele e para o Mundo.
  • Utopias
    11 dez, 2016 lisboa 15:36
    E quanto aos terroristas que estão lá instalados?... Será que vão deixar estas cidades com miminhos?

Destaques V+