Tempo
|
A+ / A-

Vem aí a “Carta sobre Rodas”. Em 2017 pode renovar pela net

09 dez, 2016 - 07:21

É mais um passo do Simplex 2017, ano que o primeiro-ministro fazer de luta contra o uso do papel. Renovações presenciais vão manter-se.

A+ / A-

Renovar a carta de condução vai passar a ser possível através da internet. A medida deverá entrar em vigor em Março de 2017, segundo avança esta sexta-feira o jornal “Público”.

Quem optar por esta hipótese, deverá digitalizar e enviar todos os documentos para o site do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMT).

Com a “Carta sobre Rodas” (como foi baptizado o processo), o Governo pretende acelerar a renovação das cartas de condução e combater os atrasos habituais, que chegaram “a ser de dois anos”, como refere fonte do Governo ao jornal.

A medida, incluída no Simplex 2017, abrange apenas as renovações e não quem tira a carta pela primeira vez ou quem, por alguma razão, tenha de ser sujeito a novo exame de condução.

Em Maio, quando apresentou o Simplex para este ano, o primeiro-ministro determinou que 2017 seria o “ano do papel zero”. António Costa quer, assim, reduzir custos. Segundo disse na altura, o Estado gasta cerca de “52 milhões de euros em material de escritório” na administração, 30 milhões dos quais em papel.

Mas quem não tem acesso à internet ou não se dá bem com o mundo digital não tem de se preocupar com a nova medida. A renovação da carta vai poder ser feita em todas as conservatórias do país, além dos balcões do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Domingos Gonçalves
    10 dez, 2016 Moncarapacho 12:36
    Renovar a carta por Internet pode ser um bom passo em frente , mas e não poderá ser também um passo em frente para serem roubados dados ? Se a segurança estiver garantida , é uma boa ideia .
  • José Alberto Cunha J
    09 dez, 2016 Real Vila Meã Amarante 22:20
    Espera da renovação da minha carta condução vai fazer dóis anos a minha carta nem sinal..
  • Pedro Miranda
    09 dez, 2016 Cinfães 13:08
    Há quase seis anos revalidei a minha carta de condução via internet no site do IMT e tudo foi muito rápido e muito simples. Dois anos anos depois tentei fazer o mesmo com uma carta de um familiar e o site ou melhor a "secção" referente a renovação de cartas estava "suspenso e em renovação" e assim ficou anos a fio...............
  • Vítor Moreno
    09 dez, 2016 Corroio 10:16
    Há cerca de 4 anos experimentei este serviço, que já existia, e jurei para nunca mais. Ao fim de um ano ainda não tinha a carta e tive que ir Setúbal tratar do assunto. Espero que agora funcione melhor.
  • Manuel
    09 dez, 2016 costa de caparica 09:39
    nao e verdade que o governo gaste como diz 52.ooo.ooo € com as renovacoes, porque o utente paga pelo servico prestado e o estado ainda ganha com isso,que reverte para os cofres do mesmo,desculpas ingenuas.....
  • isto é governar bem
    09 dez, 2016 lis 09:29
    E quem disser o contrario só pode estar de má fé ou a ser clubista fundamentalista da politica do quanto pior melhor!
  • 09 dez, 2016 Vendas de azeitao 09:16
    Hoje e um bom dia, só em saber desta noticia, bem bom
  • bobo
    09 dez, 2016 lisboa e outra 09:12
    Não acredito na melhoria do sistema

Destaques V+