Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bruxelas espera que a Caixa "siga em frente" depois da recapitalização

07 dez, 2016 - 11:22

Paulo Macedo assume os comandos do banco público em Janeiro e cumpre, de acordo com o ministro das Finanças todos “os requisitos” exigidos pela Comissão Europeia.

A+ / A-

A comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, afirmou esta quarta-feira que está a acompanhar as evoluções na Caixa Geral de Depósitos (CGD) e espera que o banco "siga em frente" após a recapitalização.

"Estamos em contacto normal com o Governo português para que este e a nova administração da Caixa digam como o caso vai seguir", afirmou em conferência de imprensa.

Na segunda-feira, o ministro português das Finanças disse não haver qualquer razão para se questionar o acordo com a Comissão Europeia sobre a recapitalização do banco público, até porque o novo presidente executivo, Paulo Macedo, "cumpre os requisitos".

Mário Centeno garantiu ainda que o processo de recapitalização deverá prosseguir como previsto.

Paulo Macedo, antigo ministro da Saúde do governo PSD/CDS de Pedro Passos Coelho, sucede a António Domingues à frente da Caixa Geral de Depósitos. Domingues apresentou, no passado dia 27 de Novembro, a demissão ao cargo de presidente do Conselho de Administração do banco, num modelo em que havia um único presidente.

A renúncia seguiu-se a cinco semanas de polémica em torno da recusa de entrega da declaração de rendimentos no Tribunal Constitucional, à qual se juntou em seguida uma nova dúvida relacionada com a eventualidade de António Domingues estar na posse de informação privilegiada sobre a Caixa quando participou, como convidado, em três reuniões com a Comissão Europeia para debater a recapitalização do banco, enquanto ainda era quadro do BPI.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+